00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente.
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the quota law at UFPE from 2018 to 2022 using student performance indicators
Autor(es): Albuquerque, Felipe Lucena Carneiro de
Primeiro Orientador: Santos, Anderson Moreira Aristides dos
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Anderson Henrique dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Rodrigo da Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Jorge, Marco Antônio
Resumo: Objetivo: O trabalho terá o objetivo de avaliar o desempenho de alunos cotistas em comparação com os não cotistas no que se refere ao desempenho acadêmico, formatura, evasão e retenção na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período entre 2018 e 2022. Metodologia/Abordagem: O estudo apresentará caráter documental, com coleta de dados em fontes institucionais disponibilizadas pela STI (Superintendência de Tecnologia da Informação). Ademais, adota-se a abordagem quantitativa, censitária, em uma dimensão temporal retrospectiva, do tipo ex-post e métodos de estatística descritiva e de regressões lineares e logísticas. Resultados: Os resultados encontrados apontam que o desempenho entre cotistas e não cotistas não se diferencia muito nos diversos indicadores analisados. Os cotistas têm melhor desempenho no que se refere a evasão, trancamento e conclusão com êxito, enquanto que os não cotistas apresentam melhor resultado quando analisadas as notas e a quantidade de reprovações.
Abstract: Objective: The objective of this study is to evaluate the performance of quota students compared to non-quota students in terms of academic performance, graduation, dropout rates, and retention at the Federal University of Pernambuco (UFPE) during the period from 2018 to 2022. Methodology/Approach: The study will have a documentary nature, with data collection from institutional sources provided by STI (Superintendence of Information Technology). Additionally, a quantitative, census-based approach is adopted, with a retrospective temporal dimension, ex-post type, and using descriptive statistics and linear and logistic regression methods. Results: The results found indicate that the performance between quota and non-quota students does not differ much across the various indicators analyzed. Quota students perform better in terms of dropout rates, course withdrawal, and successful completion, while non-quota students show better results when analyzing grades and the number of failures.
Palavras-chave: Ensino superior
Sistema de cotas - Avaliação
Indicadores de desempenho
High Education
Quotas
Evaluation
Performance Indicators
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: ALBUQUERQUE, Felipe Lucena Carneiro de. Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16269
Data do documento: 26-set-2024
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