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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16269
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente. |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the quota law at UFPE from 2018 to 2022 using student performance indicators |
Autor(es): | Albuquerque, Felipe Lucena Carneiro de |
Primeiro Orientador: | Santos, Anderson Moreira Aristides dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo, Anderson Henrique dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gonçalves, Rodrigo da Rocha |
metadata.dc.contributor.referee3: | Jorge, Marco Antônio |
Resumo: | Objetivo: O trabalho terá o objetivo de avaliar o desempenho de alunos cotistas em comparação com os não cotistas no que se refere ao desempenho acadêmico, formatura, evasão e retenção na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período entre 2018 e 2022. Metodologia/Abordagem: O estudo apresentará caráter documental, com coleta de dados em fontes institucionais disponibilizadas pela STI (Superintendência de Tecnologia da Informação). Ademais, adota-se a abordagem quantitativa, censitária, em uma dimensão temporal retrospectiva, do tipo ex-post e métodos de estatística descritiva e de regressões lineares e logísticas. Resultados: Os resultados encontrados apontam que o desempenho entre cotistas e não cotistas não se diferencia muito nos diversos indicadores analisados. Os cotistas têm melhor desempenho no que se refere a evasão, trancamento e conclusão com êxito, enquanto que os não cotistas apresentam melhor resultado quando analisadas as notas e a quantidade de reprovações. |
Abstract: | Objective: The objective of this study is to evaluate the performance of quota students compared to non-quota students in terms of academic performance, graduation, dropout rates, and retention at the Federal University of Pernambuco (UFPE) during the period from 2018 to 2022. Methodology/Approach: The study will have a documentary nature, with data collection from institutional sources provided by STI (Superintendence of Information Technology). Additionally, a quantitative, census-based approach is adopted, with a retrospective temporal dimension, ex-post type, and using descriptive statistics and linear and logistic regression methods. Results: The results found indicate that the performance between quota and non-quota students does not differ much across the various indicators analyzed. Quota students perform better in terms of dropout rates, course withdrawal, and successful completion, while non-quota students show better results when analyzing grades and the number of failures. |
Palavras-chave: | Ensino superior Sistema de cotas - Avaliação Indicadores de desempenho High Education Quotas Evaluation Performance Indicators |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional |
Citação: | ALBUQUERQUE, Felipe Lucena Carneiro de. Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16269 |
Data do documento: | 26-set-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC |
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