00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Anderson Moreira Aristides dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0335447705890131pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Anderson Henrique dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959218915762180pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rodrigo da Rocha-
dc.contributor.referee3Jorge, Marco Antônio-
dc.creatorAlbuquerque, Felipe Lucena Carneiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550204054903089pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T12:45:28Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-27T12:45:28Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Felipe Lucena Carneiro de. Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16269-
dc.description.abstractObjective: The objective of this study is to evaluate the performance of quota students compared to non-quota students in terms of academic performance, graduation, dropout rates, and retention at the Federal University of Pernambuco (UFPE) during the period from 2018 to 2022. Methodology/Approach: The study will have a documentary nature, with data collection from institutional sources provided by STI (Superintendence of Information Technology). Additionally, a quantitative, census-based approach is adopted, with a retrospective temporal dimension, ex-post type, and using descriptive statistics and linear and logistic regression methods. Results: The results found indicate that the performance between quota and non-quota students does not differ much across the various indicators analyzed. Quota students perform better in terms of dropout rates, course withdrawal, and successful completion, while non-quota students show better results when analyzing grades and the number of failures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSistema de cotas - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectHigh Educationpt_BR
dc.subjectQuotaspt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectPerformance Indicatorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleAvaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the quota law at UFPE from 2018 to 2022 using student performance indicatorspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: O trabalho terá o objetivo de avaliar o desempenho de alunos cotistas em comparação com os não cotistas no que se refere ao desempenho acadêmico, formatura, evasão e retenção na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período entre 2018 e 2022. Metodologia/Abordagem: O estudo apresentará caráter documental, com coleta de dados em fontes institucionais disponibilizadas pela STI (Superintendência de Tecnologia da Informação). Ademais, adota-se a abordagem quantitativa, censitária, em uma dimensão temporal retrospectiva, do tipo ex-post e métodos de estatística descritiva e de regressões lineares e logísticas. Resultados: Os resultados encontrados apontam que o desempenho entre cotistas e não cotistas não se diferencia muito nos diversos indicadores analisados. Os cotistas têm melhor desempenho no que se refere a evasão, trancamento e conclusão com êxito, enquanto que os não cotistas apresentam melhor resultado quando analisadas as notas e a quantidade de reprovações.pt_BR
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