Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Anderson Moreira Aristides dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0335447705890131 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Anderson Henrique dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7959218915762180 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Rodrigo da Rocha | - |
dc.contributor.referee3 | Jorge, Marco Antônio | - |
dc.creator | Albuquerque, Felipe Lucena Carneiro de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8550204054903089 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T12:45:28Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26 | - |
dc.date.available | 2025-05-27T12:45:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Felipe Lucena Carneiro de. Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16269 | - |
dc.description.abstract | Objective: The objective of this study is to evaluate the performance of quota students compared to non-quota students in terms of academic performance, graduation, dropout rates, and retention at the Federal University of Pernambuco (UFPE) during the period from 2018 to 2022. Methodology/Approach: The study will have a documentary nature, with data collection from institutional sources provided by STI (Superintendence of Information Technology). Additionally, a quantitative, census-based approach is adopted, with a retrospective temporal dimension, ex-post type, and using descriptive statistics and linear and logistic regression methods. Results: The results found indicate that the performance between quota and non-quota students does not differ much across the various indicators analyzed. Quota students perform better in terms of dropout rates, course withdrawal, and successful completion, while non-quota students show better results when analyzing grades and the number of failures. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Sistema de cotas - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de desempenho | pt_BR |
dc.subject | High Education | pt_BR |
dc.subject | Quotas | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Performance Indicators | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
dc.title | Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente. | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the quota law at UFPE from 2018 to 2022 using student performance indicators | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: O trabalho terá o objetivo de avaliar o desempenho de alunos cotistas em comparação com os não cotistas no que se refere ao desempenho acadêmico, formatura, evasão e retenção na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período entre 2018 e 2022. Metodologia/Abordagem: O estudo apresentará caráter documental, com coleta de dados em fontes institucionais disponibilizadas pela STI (Superintendência de Tecnologia da Informação). Ademais, adota-se a abordagem quantitativa, censitária, em uma dimensão temporal retrospectiva, do tipo ex-post e métodos de estatística descritiva e de regressões lineares e logísticas. Resultados: Os resultados encontrados apontam que o desempenho entre cotistas e não cotistas não se diferencia muito nos diversos indicadores analisados. Os cotistas têm melhor desempenho no que se refere a evasão, trancamento e conclusão com êxito, enquanto que os não cotistas apresentam melhor resultado quando analisadas as notas e a quantidade de reprovações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente.pdf | Avaliação da lei de cotas na UFPE no período de 2018 a 2022 a partir de indicadores de desempenho discente | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.