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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6117395439543435 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais | - |
dc.contributor.referee2 | Candeias, Evelyne Wagna Lucena Lima | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.creator | Silva, Lisandra Thais Rosendo da | - |
dc.creator | Fernandes, Polly Annie de Farias Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T14:10:54Z | - |
dc.date.available | 2025-05-21 | - |
dc.date.available | 2025-05-21T14:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lisandra Thais Rosendo da; FERNANDES, Polly Annie de Farias Costa; OLIVEIRA, Ana Maria Vergne de Morais. As diretrizes para a educação infantil e a proposta de atuação pedagógica e institucional em Maceió, Alagoas. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16256 | - |
dc.description.abstract | sem abstract | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | As diretrizes para a educação infantil e a proposta de atuação pedagógica e institucional em Maceió, Alagoas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar as atribuições e saberes necessários à prática docente e institucional na Educação Infantil em Maceió, a partir do Marco Normativo que regulamenta esta etapa da Educação Básica. Para o alcance deste objetivo são exploradas, de maneira introdutória, as principais disposições legais e, nelas, identificado o papel do pedagogo na Educação Infantil, no Brasil, no Estado de Alagoas e no município de Maceió. Tomamos como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação de Alagoas e o Referencial Curricular de Educação Infantil do município de Maceió, analisando também algumas das principais mudanças ocorridas na concepção de Infância construída ao decorrer das décadas, explorando como esses elementos cooperam para o desenvolvimento da criança. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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As diretrizes para a educacao infantil e a proposta de atuacao pedagogica e institucional em Maceio Alagoas.pdf | 320.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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