00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6117395439543435pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais-
dc.contributor.referee2Candeias, Evelyne Wagna Lucena Lima-
dc.contributor.referee3Silva, Elza Maria da-
dc.creatorSilva, Lisandra Thais Rosendo da-
dc.creatorFernandes, Polly Annie de Farias Costa-
dc.date.accessioned2025-05-21T14:10:54Z-
dc.date.available2025-05-21-
dc.date.available2025-05-21T14:10:54Z-
dc.date.issued2024-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, Lisandra Thais Rosendo da; FERNANDES, Polly Annie de Farias Costa; OLIVEIRA, Ana Maria Vergne de Morais. As diretrizes para a educação infantil e a proposta de atuação pedagógica e institucional em Maceió, Alagoas. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16256-
dc.description.abstractsem abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs diretrizes para a educação infantil e a proposta de atuação pedagógica e institucional em Maceió, Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as atribuições e saberes necessários à prática docente e institucional na Educação Infantil em Maceió, a partir do Marco Normativo que regulamenta esta etapa da Educação Básica. Para o alcance deste objetivo são exploradas, de maneira introdutória, as principais disposições legais e, nelas, identificado o papel do pedagogo na Educação Infantil, no Brasil, no Estado de Alagoas e no município de Maceió. Tomamos como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação de Alagoas e o Referencial Curricular de Educação Infantil do município de Maceió, analisando também algumas das principais mudanças ocorridas na concepção de Infância construída ao decorrer das décadas, explorando como esses elementos cooperam para o desenvolvimento da criança.pt_BR
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