Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Quaresma, Leila Carla dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7744871010656831 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Quaresma, Leila Carla dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Fireman, Elton Casado | - |
dc.contributor.referee3 | Florêncio, Patrícia Cavalcante de Sá | - |
dc.creator | Oliveira, Elisabete Santana de | - |
dc.creator | Albuquerque, Kelly Cristine Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T21:32:06Z | - |
dc.date.available | 2025-05-15 | - |
dc.date.available | 2025-05-20T21:32:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Elisabete Santana de; ALBUQUERQUE, Kelly Cristine Rocha; QUARESMA, Leila Carla dos Santos. Ciências na educação infantil: um estudo sobre a iniciação ao processo de Alfabetização Científica em contextos educativos de experiências investigativas. 2025. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16255 | - |
dc.description.abstract | sem abstract | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências na educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Experiências investigativas | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Ciências na educação infantil: um estudo sobre a iniciação ao processo de Alfabetização Científica em contextos educativos de experiências investigativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo discute sobre uma pesquisa em Ciências na Educação Infantil. O trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de iniciação da Alfabetização Científica (AC) com Crianças pequenas da Educação Infantil, por meio da aplicação de uma sequência de atividades investigativas, visando a construção das primeiras noções sobre o fenômeno físico Equilíbrio. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa por meio da abordagem pesquisa-aplicação, e para análise dos dados da pesquisa, utilizou-se o método de análise do conteúdo. A pesquisa foi fundamentada com os seguintes autores: Chassot (2003), Sasseron e Carvalho (2011), Sasseron (2015), Lorenzetti e Delizoicov (2001), dentre outros. A partir das investigações realizadas foi possível perceber que na Educação Infantil, as crianças já conseguem vivenciar os primeiros contextos de AC, sendo capazes de ler o mundo e seu entorno, sofisticar o pensamento científico e assumir posturas investigativas. Portanto, verifica-se diante dos resultados obtidos que a Educação Infantil se constitui como um campo propício para iniciação da AC, uma vez que as Crianças pequenas apresentam curiosidade natural sobre as Ciências da Natureza, além de serem capazes de aprender sobre o universo científico, à medida que observam, argumentam, experimentam, testam, e aprendem em contextos educativos investigativos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ciencias na educacao infantil - um estudo sobre a iniciacao ao processo de alfabetizacao....pdf | Ciências na educação infantil: um estudo sobre a iniciação ao processo de Alfabetização Científica em contextos educativos de experiências investigativas | 730.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.