Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16240
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato de experiência: regência pedagógica da educação física no programa residência pedagógica |
Autor(es): | Santos, Marcíria Gabryella Flores Lima |
Primeiro Orientador: | Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Caetano, Antonio Filipe Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Austrelino, Felipe de Carvalho |
Resumo: | O presente relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades realizadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Educação Física, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), durante um período de 18 meses. O programa, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa fortalecer a formação teórico-prática dos estudantes de licenciatura em Educação Física, promovendo uma integração entre teoria e prática no ambiente escolar. O relato aborda a metodologia utilizada, dividida em três módulos: ambientação na escola- campo, observação semiestruturada e regência. As atividades foram realizadas na escola-campo Estadual Professor Mario Broad, em Maceió - AL, com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A experiência foi considerada formativa e enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos participantes e ressaltando a importância da vivência da realidade escolar na formação dos futuros docentes. As conclusões destacam a relevância do programa na preparação dos licenciandos para os desafios da docência e a necessidade de uma participação mais incisiva dos estudantes na prática escolar. |
Abstract: | This experience report aims to describe the activities carried out in the Pedagogical Residency Program (PRP), a Physical Education subproject, at the Federal University of Alagoas (UFAL), over a period of 18 months. The program, financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), aims to strengthen the theoretical-practical training of undergraduate students in Physical Education, promoting integration between theory and practice in the school environment. The report addresses the methodology used, divided into three modules: setting in the school-field, semi-structured observation and conducting. The activities were carried out at the Professor Mario Broad State Field School, in Maceió - AL, with students from the 6th to the 9th year of elementary school. The experience was considered formative and enriching, contributing to the professional development of the participants and highlighting the importance of experiencing the school reality in the training of future teachers. The considerations highlight the relevance of the program in preparing graduates for the challenges of teaching and the need for more incisive student participation in school practice. |
Palavras-chave: | Educação física Experiência de magistério Intervenção pedagógica Physical education Teaching experience Pedagogical intervention |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Marcíria Gabryella Flores Lima. Relato de experiência: regência pedagógica da educação física no programa residência pedagógica. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16240 |
Data do documento: | 13-set-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relato de experiência regência pedagógica da educação física no programa residência pedagógica.pdf | 12.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.