00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee2Austrelino, Felipe de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5922686603242290pt_BR
dc.creatorSantos, Marcíria Gabryella Flores Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8822827733405809pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-15T16:02:03Z-
dc.date.available2025-05-14-
dc.date.available2025-05-15T16:02:03Z-
dc.date.issued2025-09-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcíria Gabryella Flores Lima. Relato de experiência: regência pedagógica da educação física no programa residência pedagógica. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16240-
dc.description.abstractThis experience report aims to describe the activities carried out in the Pedagogical Residency Program (PRP), a Physical Education subproject, at the Federal University of Alagoas (UFAL), over a period of 18 months. The program, financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), aims to strengthen the theoretical-practical training of undergraduate students in Physical Education, promoting integration between theory and practice in the school environment. The report addresses the methodology used, divided into three modules: setting in the school-field, semi-structured observation and conducting. The activities were carried out at the Professor Mario Broad State Field School, in Maceió - AL, with students from the 6th to the 9th year of elementary school. The experience was considered formative and enriching, contributing to the professional development of the participants and highlighting the importance of experiencing the school reality in the training of future teachers. The considerations highlight the relevance of the program in preparing graduates for the challenges of teaching and the need for more incisive student participation in school practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectExperiência de magistériopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectTeaching experiencept_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleRelato de experiência: regência pedagógica da educação física no programa residência pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades realizadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Educação Física, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), durante um período de 18 meses. O programa, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa fortalecer a formação teórico-prática dos estudantes de licenciatura em Educação Física, promovendo uma integração entre teoria e prática no ambiente escolar. O relato aborda a metodologia utilizada, dividida em três módulos: ambientação na escola- campo, observação semiestruturada e regência. As atividades foram realizadas na escola-campo Estadual Professor Mario Broad, em Maceió - AL, com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A experiência foi considerada formativa e enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos participantes e ressaltando a importância da vivência da realidade escolar na formação dos futuros docentes. As conclusões destacam a relevância do programa na preparação dos licenciandos para os desafios da docência e a necessidade de uma participação mais incisiva dos estudantes na prática escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de experiência regência pedagógica da educação física no programa residência pedagógica.pdf12.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.