Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16234
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estresse no contexto universitário revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativos |
Autor(es): | Maciel, Victor Buarque de Holanda |
Primeiro Orientador: | Freires, Leogildo Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Sheyla Christine Santos |
Resumo: | Considera-se a importância do uso de instrumentos fidedignos e válidos para medir o estresse no contexto universitário, uma vez que este é um processo multifatorial complexo que pode impactar a saúde do universitário. Ao notar uma lacuna na literatura sobre a temática, a presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura sobre os instrumentos psicométricos que avaliam o estresse em professores e estudantes universitários. Foram selecionados estudos entre o período de 2013 a 2023 que contemplavam tais instrumentos. Foram consultadas as bases PsycINFO, SciELO e PubMed. Dos 26 instrumentos psicométricos encontrados, apenas um não apresentou índice de confiabilidade, no entanto, todos apresentaram evidências de validade. Além disso, foi possível notar a escassez de instrumentos que avaliassem o estresse no âmbito docente, tendo um campo de avaliação mais direcionado aos estudantes. |
Abstract: | The importance of using reliable and valid instruments to measure stress in the university context is considered, as it is a complex multifactorial process that can impact the health of university students. Realizing a gap in the literature on the subject, this research aimed to carry out an integrative literature review on psychometric instruments that assess stress in professors and university students. Studies from 2013 to 2023 that included such instruments were selected. PsycINFO, SciELO and PubMed were consulted. Of the 26 psychometric instruments found, only one did not show a reliability index, however, all showed evidence of validity. In addition, it was possible to observe the scarcity of stress assessment instruments in the teaching environment, with an assessment field more focused on students. |
Palavras-chave: | Estresse psicológico Psicometria Instrumentos de avaliação Emotional suffering Psychometrics Assessment instruments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia- Bacharelado |
Citação: | MACIEL, Victor Buarque de Holanda. Estresse no contexto universitário: revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativos. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16234 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estresse no contexto universitário revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativos.pdf Until 2026-05-13 | 318.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.