00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freires, Leogildo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3579221899361775pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Sheyla Christine Santos-
dc.creatorMaciel, Victor Buarque de Holanda-
dc.date.accessioned2025-05-15T15:46:38Z-
dc.date.available2026-05-13-
dc.date.available2025-05-15T15:46:38Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationMACIEL, Victor Buarque de Holanda. Estresse no contexto universitário: revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativos. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16234-
dc.description.abstractThe importance of using reliable and valid instruments to measure stress in the university context is considered, as it is a complex multifactorial process that can impact the health of university students. Realizing a gap in the literature on the subject, this research aimed to carry out an integrative literature review on psychometric instruments that assess stress in professors and university students. Studies from 2013 to 2023 that included such instruments were selected. PsycINFO, SciELO and PubMed were consulted. Of the 26 psychometric instruments found, only one did not show a reliability index, however, all showed evidence of validity. In addition, it was possible to observe the scarcity of stress assessment instruments in the teaching environment, with an assessment field more focused on students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEmotional sufferingpt_BR
dc.subjectPsychometricspt_BR
dc.subjectAssessment instrumentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleEstresse no contexto universitário revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConsidera-se a importância do uso de instrumentos fidedignos e válidos para medir o estresse no contexto universitário, uma vez que este é um processo multifatorial complexo que pode impactar a saúde do universitário. Ao notar uma lacuna na literatura sobre a temática, a presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura sobre os instrumentos psicométricos que avaliam o estresse em professores e estudantes universitários. Foram selecionados estudos entre o período de 2013 a 2023 que contemplavam tais instrumentos. Foram consultadas as bases PsycINFO, SciELO e PubMed. Dos 26 instrumentos psicométricos encontrados, apenas um não apresentou índice de confiabilidade, no entanto, todos apresentaram evidências de validade. Além disso, foi possível notar a escassez de instrumentos que avaliassem o estresse no âmbito docente, tendo um campo de avaliação mais direcionado aos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estresse no contexto universitário revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativos.pdf
  Until 2026-05-13
318.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.