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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16225
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização dos games no ensino de Geografia |
Título(s) alternativo(s): | The use of games in Geography education |
Autor(es): | Lima, Matheus Alves de |
Primeiro Orientador: | Santos Junior, Avelar Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Jonas Herisson Santos de |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal explicitar a importância da abordagem dos games nas aulas de Geografia, em sala de aula. Nesse contexto, pretende-se iniciar o trabalho expondo a relação existente entre as ferramentas digitais e o corpo social para, em seguida, estabelecer uma inserção dos games na disciplina geográfica, abordando-os principalmente no ambiente escolar e apresentando exemplos que justifiquem tal opção, por meio do estabelecimento de uma convergência entre a realidade virtual e os assuntos geográficos. Para tal, estabelecerse-á uma distinção entre o conceito de gamificação - juntamente à sua aplicação - e o uso de jogos com uma finalidade educativa nas instituições de ensino. Além disso, será construído um paralelo entre os games educacionais e os games comerciais, de forma a esclarecer e promover uma maior compreensão acerca do assunto que será discutido. Em relação a metodologia, esse trabalho enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório. As análises foram realizadas com base em estudos que tratam do uso das tecnologias digitais para o ensino de Geografia. Com isso, espera-se despertar nos leitores e educadores uma consciência ampla sobre outras possibilidades de abordagem dos assuntos técnicos em sala de aula. |
Abstract: | The main purpose of this study is to explain the importance of the approach of games in Geography classes, in the classroom. In this context, it is intended to begin the work by exposing the existing relationship between digital tools and the social body, and then establish an insertion of games in the geography discipline, addressing them mainly in the school environment and presenting examples that justify such an option, through the establishment of a convergence between virtual reality and geographic subjects. To this end, a distinction will be made between the concept of gamification - along with its application - and the use of games with an educational purpose in educational institutions. In addition, a parallel will be built between educational games and commercial games, in order to clarify and promote a better understanding of the subject that will be discussed. Regarding methodology, this work is a qualitative exploratory research. The analyses were based on studies that deal with the use of digital technologies for teaching Geography. With this, it is expected to awaken in readers and educators a broad awareness about other possibilities of approaching technical subjects in the classroom. |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Games na educação Gamificação Geography teaching Games in education Gamification |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Matheus Alves de. A utilização dos games no ensino de Geografia. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16225 |
Data do documento: | 13-jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
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