00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Avelar Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406726727504585pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Jonas Herisson Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9033031725150740pt_BR
dc.creatorLima, Matheus Alves de-
dc.date.accessioned2025-05-14T14:40:17Z-
dc.date.available2025-05-14-
dc.date.available2025-05-14T14:40:17Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationLIMA, Matheus Alves de. A utilização dos games no ensino de Geografia. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16225-
dc.description.abstractThe main purpose of this study is to explain the importance of the approach of games in Geography classes, in the classroom. In this context, it is intended to begin the work by exposing the existing relationship between digital tools and the social body, and then establish an insertion of games in the geography discipline, addressing them mainly in the school environment and presenting examples that justify such an option, through the establishment of a convergence between virtual reality and geographic subjects. To this end, a distinction will be made between the concept of gamification - along with its application - and the use of games with an educational purpose in educational institutions. In addition, a parallel will be built between educational games and commercial games, in order to clarify and promote a better understanding of the subject that will be discussed. Regarding methodology, this work is a qualitative exploratory research. The analyses were based on studies that deal with the use of digital technologies for teaching Geography. With this, it is expected to awaken in readers and educators a broad awareness about other possibilities of approaching technical subjects in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGames na educaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectGames in educationpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA utilização dos games no ensino de Geografiapt_BR
dc.title.alternativeThe use of games in Geography educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal explicitar a importância da abordagem dos games nas aulas de Geografia, em sala de aula. Nesse contexto, pretende-se iniciar o trabalho expondo a relação existente entre as ferramentas digitais e o corpo social para, em seguida, estabelecer uma inserção dos games na disciplina geográfica, abordando-os principalmente no ambiente escolar e apresentando exemplos que justifiquem tal opção, por meio do estabelecimento de uma convergência entre a realidade virtual e os assuntos geográficos. Para tal, estabelecerse-á uma distinção entre o conceito de gamificação - juntamente à sua aplicação - e o uso de jogos com uma finalidade educativa nas instituições de ensino. Além disso, será construído um paralelo entre os games educacionais e os games comerciais, de forma a esclarecer e promover uma maior compreensão acerca do assunto que será discutido. Em relação a metodologia, esse trabalho enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório. As análises foram realizadas com base em estudos que tratam do uso das tecnologias digitais para o ensino de Geografia. Com isso, espera-se despertar nos leitores e educadores uma consciência ampla sobre outras possibilidades de abordagem dos assuntos técnicos em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização dos games no ensino de Geografia.pdf3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.