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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16210
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Efeitos do uso excessivo de telas na primeira infância: revisão integrativa da literatura |
Autor(es): | Flor, Andyara Gabrielle de Lima |
Primeiro Orientador: | Miura, Paula Orchiucci |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freires, Leogildo Alves |
Resumo: | O processo de evolução tecnológica transformou o modo de se comunicar e as relações em sociedade ao longo das últimas décadas. Ao mesmo tempo, as crianças são inseridas cada vez mais cedo no mundo digital, tendo acesso a dispositivos como smartphones, computadores, tablets e TVs digitais. Essa imersão precoce não apenas redefine a experiência inicial da infância, mas também configura a forma como as crianças interagem com o mundo ao seu redor. A primeira infância, período de 0 a 6 anos de idade, é o momento onde os hábitos são estabelecidos e as rotinas de estilo de vida familiar estão abertas a mudanças e adaptações. Durante essa fase, o uso excessivo de telas pode desencadear diversos efeitos ao desenvolvimento das crianças, levando em consideração aspectos culturais, sociais e a forma como os cuidadores realizam a mediação do tempo de acesso. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o que vem sendo produzido cientificamente sobre os efeitos do uso excessivo de telas para o desenvolvimento na primeira infância. Já os objetivos específicos foram: identificar os riscos para o desenvolvimento infantil do excesso de exposição às telas e investigar a contribuição da Psicologia para essa temática. O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas nas bases de periódicos CAPES, BVS e SciELO, resultando na seleção de 10 artigos. A partir da análise destes estudos, foram identificadas três categorias: uso de telas e primeira infância; efeitos do uso excessivo de telas e desenvolvimento na primeira infância; e desafios no monitoramento do uso de telas e contribuições da psicologia nas práticas de cuidado parentais. Conclui-se que o uso excessivo de telas na primeira infância está relacionado ao contexto onde a criança está inserida, ao tempo de exposição frente aos dispositivos eletrônicos, aos desafios no monitoramento parental, além do modo como o desenvolvimento infantil e seus aspectos — físicos, cognitivos e socioemocionais — podem ser afetados. Evidencia-se, portanto, a necessidade de mais pesquisas sobre a temática, principalmente na área da psicologia, assim como a realização de intervenções em conjunto com as crianças, profissionais e cuidadores, a fim de produzir mais estudos que fortaleçam a criação de estratégias acerca desse fenômeno. |
Abstract: | não tem |
Palavras-chave: | Exposição a telas Exposure to screens Primeira infância Early childhood Desenvolvimento infantil Child development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia- Bacharelado |
Citação: | FLOR, Andyara Gabrielle de Lima. Efeitos do uso excessivo de telas na primeira infância: revisão integrativa da literatura. 2025. [28] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16210 |
Data do documento: | 12-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
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Efeitos do uso excessivo de telas na primeira infância revisão integrativa da literatura.pdf Until 2026-05-12 | 476.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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