00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do uso excessivo de telas na primeira infância: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Flor, Andyara Gabrielle de Lima
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Freires, Leogildo Alves
Resumo: O processo de evolução tecnológica transformou o modo de se comunicar e as relações em sociedade ao longo das últimas décadas. Ao mesmo tempo, as crianças são inseridas cada vez mais cedo no mundo digital, tendo acesso a dispositivos como smartphones, computadores, tablets e TVs digitais. Essa imersão precoce não apenas redefine a experiência inicial da infância, mas também configura a forma como as crianças interagem com o mundo ao seu redor. A primeira infância, período de 0 a 6 anos de idade, é o momento onde os hábitos são estabelecidos e as rotinas de estilo de vida familiar estão abertas a mudanças e adaptações. Durante essa fase, o uso excessivo de telas pode desencadear diversos efeitos ao desenvolvimento das crianças, levando em consideração aspectos culturais, sociais e a forma como os cuidadores realizam a mediação do tempo de acesso. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o que vem sendo produzido cientificamente sobre os efeitos do uso excessivo de telas para o desenvolvimento na primeira infância. Já os objetivos específicos foram: identificar os riscos para o desenvolvimento infantil do excesso de exposição às telas e investigar a contribuição da Psicologia para essa temática. O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas nas bases de periódicos CAPES, BVS e SciELO, resultando na seleção de 10 artigos. A partir da análise destes estudos, foram identificadas três categorias: uso de telas e primeira infância; efeitos do uso excessivo de telas e desenvolvimento na primeira infância; e desafios no monitoramento do uso de telas e contribuições da psicologia nas práticas de cuidado parentais. Conclui-se que o uso excessivo de telas na primeira infância está relacionado ao contexto onde a criança está inserida, ao tempo de exposição frente aos dispositivos eletrônicos, aos desafios no monitoramento parental, além do modo como o desenvolvimento infantil e seus aspectos — físicos, cognitivos e socioemocionais — podem ser afetados. Evidencia-se, portanto, a necessidade de mais pesquisas sobre a temática, principalmente na área da psicologia, assim como a realização de intervenções em conjunto com as crianças, profissionais e cuidadores, a fim de produzir mais estudos que fortaleçam a criação de estratégias acerca desse fenômeno.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Exposição a telas
Exposure to screens
Primeira infância
Early childhood
Desenvolvimento infantil
Child development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: FLOR, Andyara Gabrielle de Lima. Efeitos do uso excessivo de telas na primeira infância: revisão integrativa da literatura. 2025. [28] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16210
Data do documento: 12-mar-2024
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