00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16209
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em adultos: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Farias, Lucas Rodrigo Lemos
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Freires, Leogildo Alves
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma condição de neurodesenvolvimento que tem como características básicas a tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, gerando impacto na qualidade de vida das pessoas. Levando em consideração a escassez de estudos publicados sobre a temática e o reconhecimento tardio da existência do transtorno em adultos, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar as produções acadêmicas sobre essa condição de neurodesenvolvimento na fase adulta. Especificamente, o trabalho busca compreender as principais limitações e potencialidades acerca do processo de diagnóstico, bem como analisar a prevalência das produções científicas em diferentes regiões do Brasil e áreas de conhecimento. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com o propósito de identificar, conhecer e analisar o material coletado que se desenvolve em seis etapas: identificação da temática e reformulação da pergunta de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação dos trabalhos incluídos, interpretação dos resultados e apresentação da síntese do conhecimento. Foram utilizados os descritores TDAH AND adultos; TDAH AND diagnóstico nas bases de dados científicas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os resultados apontaram que dos nove estudos submetidos à análise, 100% foram publicados em periódicos da região sudeste do Brasil, com quatro publicações no estado do Rio de Janeiro, seguido por quatro no estado de São Paulo e um no estado do Espírito Santo. A área de conhecimento da psiquiatria concentrou 88,9% do total da produção da amostra e o ano de 2007 destacou-se com quatro artigos publicados. O tipo qualitativo prevaleceu com 100% do total dos trabalhos selecionados. Conclui-se que a discussão acerca da temática é predominada pelo campo da psiquiatria e que há carência de estudos sobre o diagnóstico do transtorno nesse ciclo do desenvolvimento humano.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Diagnóstico
Adulto
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Diagnosis
Adult
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: FARIAS, Lucas Rodrigo Lemos. Diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em adultos: revisão integrativa da literatura. 2025. [20] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16209
Data do documento: 12-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em adultos revisão integrativa da literatura.pdf
  Until 2026-05-12
664.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.