00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Desempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal: fatores comportamentais, contextuais e soluções
Autor(es): Rolim, Maria Thereza Pontes
Primeiro Orientador: Rita, Luciana Peixoto Santa
metadata.dc.contributor.referee1: Prazeres, Rodrigo Vicente dos
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, André Magno Costa de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Napiê Galvê Araújo
metadata.dc.contributor.referee4: Abreu, Nelsio Rodrigues de
Resumo: A Educação Superior é fundamental para a emancipação humana e o desenvolvimento socioeconômico de um país. Nesse contexto, a assistência estudantil desempenha um papel essencial ao apoiar estudantes de grupos historicamente marginalizados, ajudando-os a superar barreiras estruturais e subjetivas que podem comprometer seu desempenho acadêmico e resultar em evasão. Este estudo propõe intervenções baseadas em ciências comportamentais para melhorar o desempenho de estudantes em situação de retenção na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A pesquisa analisou o perfil sociodemográfico e acadêmico desses estudantes, identificando características comportamentais que contribuem para o baixo desempenho e justificam a necessidade de intervenções específicas. As barreiras encontradas estão relacionadas a heurísticas, vieses e elementos do modelo COM-B. A metodologia incluiu análise de conteúdo das declarações dos estudantes, com o uso do software ATLAS.ti, para identificar as principais barreiras comportamentais. Os resultados da pesquisa visam apoiar a implementação de nudges que reforcem comportamentos positivos, melhorando a tomada de decisão dos estudantes e superando obstáculos como sobrecarga de informações, padrões sociais, capacidade psicológica e física, além de oportunidades sociais e físicas. Acredita-se que essas intervenções possam contribuir para a eficácia das políticas de assistência estudantil, reduzindo a retenção e evasão e auxiliando os estudantes a alcançarem seus objetivos acadêmicos.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Assistência estudantil
Ciências comportamentais
Educação superior - Alagoas
Student assistance
Behavioral sciences
Higher education - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: ROLIM, Maria Thereza Pontes. Desempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal: fatores comportamentais, contextuais e soluções. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. [Acompanha produto técnico].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16201
Data do documento: 26-set-2024
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