00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rita, Luciana Peixoto Santa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511112631138534pt_BR
dc.contributor.referee1Prazeres, Rodrigo Vicente dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948481293326184pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, André Magno Costa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940517936484660pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Napiê Galvê Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9202481007183948pt_BR
dc.contributor.referee4Abreu, Nelsio Rodrigues de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003104035949004pt_BR
dc.creatorRolim, Maria Thereza Pontes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1211822089858188pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-12T16:53:03Z-
dc.date.available2025-05-12-
dc.date.available2025-05-12T16:53:03Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationROLIM, Maria Thereza Pontes. Desempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal: fatores comportamentais, contextuais e soluções. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. [Acompanha produto técnico].pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16201-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectCiências comportamentaispt_BR
dc.subjectEducação superior - Alagoaspt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectBehavioral sciencespt_BR
dc.subjectHigher education - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleDesempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal: fatores comportamentais, contextuais e soluçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Educação Superior é fundamental para a emancipação humana e o desenvolvimento socioeconômico de um país. Nesse contexto, a assistência estudantil desempenha um papel essencial ao apoiar estudantes de grupos historicamente marginalizados, ajudando-os a superar barreiras estruturais e subjetivas que podem comprometer seu desempenho acadêmico e resultar em evasão. Este estudo propõe intervenções baseadas em ciências comportamentais para melhorar o desempenho de estudantes em situação de retenção na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A pesquisa analisou o perfil sociodemográfico e acadêmico desses estudantes, identificando características comportamentais que contribuem para o baixo desempenho e justificam a necessidade de intervenções específicas. As barreiras encontradas estão relacionadas a heurísticas, vieses e elementos do modelo COM-B. A metodologia incluiu análise de conteúdo das declarações dos estudantes, com o uso do software ATLAS.ti, para identificar as principais barreiras comportamentais. Os resultados da pesquisa visam apoiar a implementação de nudges que reforcem comportamentos positivos, melhorando a tomada de decisão dos estudantes e superando obstáculos como sobrecarga de informações, padrões sociais, capacidade psicológica e física, além de oportunidades sociais e físicas. Acredita-se que essas intervenções possam contribuir para a eficácia das políticas de assistência estudantil, reduzindo a retenção e evasão e auxiliando os estudantes a alcançarem seus objetivos acadêmicos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal_fatores comportamentais, contextuais e soluções.pdfDesempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal: fatores comportamentais, contextuais e soluções2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.