Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rita, Luciana Peixoto Santa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9511112631138534 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prazeres, Rodrigo Vicente dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6948481293326184 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araujo, André Magno Costa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4940517936484660 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Napiê Galvê Araújo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9202481007183948 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Abreu, Nelsio Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2003104035949004 | pt_BR |
dc.creator | Rolim, Maria Thereza Pontes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1211822089858188 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T16:53:03Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12 | - |
dc.date.available | 2025-05-12T16:53:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.citation | ROLIM, Maria Thereza Pontes. Desempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal: fatores comportamentais, contextuais e soluções. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. [Acompanha produto técnico]. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16201 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Ciências comportamentais | pt_BR |
dc.subject | Educação superior - Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Student assistance | pt_BR |
dc.subject | Behavioral sciences | pt_BR |
dc.subject | Higher education - Alagoas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
dc.title | Desempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal: fatores comportamentais, contextuais e soluções | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Superior é fundamental para a emancipação humana e o desenvolvimento socioeconômico de um país. Nesse contexto, a assistência estudantil desempenha um papel essencial ao apoiar estudantes de grupos historicamente marginalizados, ajudando-os a superar barreiras estruturais e subjetivas que podem comprometer seu desempenho acadêmico e resultar em evasão. Este estudo propõe intervenções baseadas em ciências comportamentais para melhorar o desempenho de estudantes em situação de retenção na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A pesquisa analisou o perfil sociodemográfico e acadêmico desses estudantes, identificando características comportamentais que contribuem para o baixo desempenho e justificam a necessidade de intervenções específicas. As barreiras encontradas estão relacionadas a heurísticas, vieses e elementos do modelo COM-B. A metodologia incluiu análise de conteúdo das declarações dos estudantes, com o uso do software ATLAS.ti, para identificar as principais barreiras comportamentais. Os resultados da pesquisa visam apoiar a implementação de nudges que reforcem comportamentos positivos, melhorando a tomada de decisão dos estudantes e superando obstáculos como sobrecarga de informações, padrões sociais, capacidade psicológica e física, além de oportunidades sociais e físicas. Acredita-se que essas intervenções possam contribuir para a eficácia das políticas de assistência estudantil, reduzindo a retenção e evasão e auxiliando os estudantes a alcançarem seus objetivos acadêmicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal_fatores comportamentais, contextuais e soluções.pdf | Desempenho acadêmico dos estudantes em retenção na Ufal: fatores comportamentais, contextuais e soluções | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.