00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16197
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ressignificação do ensino de história para a construção identitária da criança negra desde a educação infantil
Título(s) alternativo(s): Redefining the teaching of history for the construction of the identity of black children from early childhood education
Autor(es): Lima, Maria Allycia Cruz de
Primeiro Orientador: Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ivanildo Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee3: Lages, Anabelle Santos
Resumo: A presente pesquisa trata-se de uma monografia pensada para refletir sobre o processo de construção identitário da criança negra desde a Educação Infantil. O produto dessas análises reitera a necessidade da inserção dos preceitos antirracistas neste cenário, especialmente, ao considerar a ressignificação do ensino de História. Por meio de um estudo de cunho bibliográfico e descritivo e de uma abordagem qualitativa, este trabalho aponta a perspectiva histórica da infância negra brasileira; além de discutir sobre a formação da identidade dessa criança e sobre o amparo que a Educação Antirracista pode proporcioná-la; por fim, expõe o modo como a ressignificação dos conhecimentos históricos auxilia em todo esse processo. Baseada nas produções científicas de autores e autoras como Freire (1996), Gomes (2017), Hooks (2017), Santos (2018), Souza (2021), Pinheiro (2023) e Cavalleiro (2023), entre outros, além do aporte legislativo, a pesquisa respalda a prevenção da discriminação racial desde a primeira infância.
Abstract: This research is a monograph designed to reflect on the process of identity construction of black children since Early Childhood Education. The product of these analyses reiterates the need to include anti-racist precepts in this scenario, especially when considering the redefinition of History teaching. Through a bibliographic and descriptive study and a qualitative approach, this work highlights the historical perspective of black Brazilian childhood; in addition to discussing the formation of the identity of these children and the support that Anti-Racist Education can provide; finally, it exposes how the redefinition of historical knowledge helps in this entire process. Based on the scientific productions of authors such as Freire (1996), Gomes (2017), Hooks (2017), Santos (2018), Souza (2021), Pinheiro (2023) and Cavalleiro (2023), among others, in addition to the legislative contribution, the research supports the prevention of racial discrimination from early childhood.
Palavras-chave: Infância
Identidade
Educação antirracista
Criança negra
Conhecimentos históricos
Childhood
Identity
Antiracist education
Black child
Historical knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: LIMA, Maria Allycia Cruz de. Ressignificação do ensino de história para a construção identitária da criança negra desde a educação infantil. 2025. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16197
Data do documento: 22-abr-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ressignificacao do ensino de historia para a construcao identitaria da crianca negra desde a educacao infantil.pdfRessignificação do ensino de história para a construção identitária da criança negra desde a educação infantil521.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.