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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16197
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ressignificação do ensino de história para a construção identitária da criança negra desde a educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Redefining the teaching of history for the construction of the identity of black children from early childhood education |
Autor(es): | Lima, Maria Allycia Cruz de |
Primeiro Orientador: | Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ivanildo Gomes dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lages, Anabelle Santos |
Resumo: | A presente pesquisa trata-se de uma monografia pensada para refletir sobre o processo de construção identitário da criança negra desde a Educação Infantil. O produto dessas análises reitera a necessidade da inserção dos preceitos antirracistas neste cenário, especialmente, ao considerar a ressignificação do ensino de História. Por meio de um estudo de cunho bibliográfico e descritivo e de uma abordagem qualitativa, este trabalho aponta a perspectiva histórica da infância negra brasileira; além de discutir sobre a formação da identidade dessa criança e sobre o amparo que a Educação Antirracista pode proporcioná-la; por fim, expõe o modo como a ressignificação dos conhecimentos históricos auxilia em todo esse processo. Baseada nas produções científicas de autores e autoras como Freire (1996), Gomes (2017), Hooks (2017), Santos (2018), Souza (2021), Pinheiro (2023) e Cavalleiro (2023), entre outros, além do aporte legislativo, a pesquisa respalda a prevenção da discriminação racial desde a primeira infância. |
Abstract: | This research is a monograph designed to reflect on the process of identity construction of black children since Early Childhood Education. The product of these analyses reiterates the need to include anti-racist precepts in this scenario, especially when considering the redefinition of History teaching. Through a bibliographic and descriptive study and a qualitative approach, this work highlights the historical perspective of black Brazilian childhood; in addition to discussing the formation of the identity of these children and the support that Anti-Racist Education can provide; finally, it exposes how the redefinition of historical knowledge helps in this entire process. Based on the scientific productions of authors such as Freire (1996), Gomes (2017), Hooks (2017), Santos (2018), Souza (2021), Pinheiro (2023) and Cavalleiro (2023), among others, in addition to the legislative contribution, the research supports the prevention of racial discrimination from early childhood. |
Palavras-chave: | Infância Identidade Educação antirracista Criança negra Conhecimentos históricos Childhood Identity Antiracist education Black child Historical knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Maria Allycia Cruz de. Ressignificação do ensino de história para a construção identitária da criança negra desde a educação infantil. 2025. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16197 |
Data do documento: | 22-abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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