Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16175
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Marvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesa |
Título(s) alternativo(s): | Marvel’s Voices – Comics as a tool for teaching English |
Autor(es): | Silva, Jonatã Pereira da |
Primeiro Orientador: | Matias, Marcus Vinícius |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nunes, Raquel D'Elboux Couto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Felipe Benicio de |
Resumo: | O presente trabalho objetivou refletir sobre os elementos culturais, literários e linguísticos presentes nas histórias em quadrinhos e como eles podem ser úteis ao ensino da Língua Inglesa. Por meio de uma pesquisa cuidadosa, observou-se o que diversos autores – Collie e Slater (1987), Lazar (2004), Baptista (2007), D’ambrosio (2017), entre outros – produziram sobre a adoção desse gênero narrativo em sala de aula, com o objetivo de compreender suas vantagens para o processo de aprendizagem de uma língua. Com base nisso, elaborou-se um plano de aula com foco na história em quadrinhos “Fate and The Sorcerer Supreme”, da série de antologias em quadrinhos Marvel’s Voices, criada por Juan Ponce e Wilton Santos, a qual foi utilizada como material didático, direcionado a turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, como referência de atividade no ensino público no Brasil. |
Abstract: | The purpose of this paper is to reflect on the cultural, literary, and linguistic elements present in comic books and how they can be useful in teaching English. Through careful research, we observed what several authors – Collie & Slater (1987), Lazar (2004), Baptista (2007),D’ambrosio (2017), among others – have produced on the adoption of this narrative genre in the classroom, with the aim of understanding its advantages for the language learning process. Based on this, a lesson plan was created focusing on the comic story “Fate and The Sorcerer Supreme”, from the comic anthology series Marvel’s Voices, created by Juan Ponce and Wilton Santos, which was used as teaching material, to be used with 9th grade classes of Middle School, as reference for activities in public education in Brazil. |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Inglesa Ensino Fundamental II Histórias em quadrinhos English Language Teaching Elementary School II Comic books |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Jonatã Pereira da. Marvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesa. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16175 |
Data do documento: | 4-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesa.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.