00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16175
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesa
Título(s) alternativo(s): Marvel’s Voices – Comics as a tool for teaching English
Autor(es): Silva, Jonatã Pereira da
Primeiro Orientador: Matias, Marcus Vinícius
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Raquel D'Elboux Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Felipe Benicio de
Resumo: O presente trabalho objetivou refletir sobre os elementos culturais, literários e linguísticos presentes nas histórias em quadrinhos e como eles podem ser úteis ao ensino da Língua Inglesa. Por meio de uma pesquisa cuidadosa, observou-se o que diversos autores – Collie e Slater (1987), Lazar (2004), Baptista (2007), D’ambrosio (2017), entre outros – produziram sobre a adoção desse gênero narrativo em sala de aula, com o objetivo de compreender suas vantagens para o processo de aprendizagem de uma língua. Com base nisso, elaborou-se um plano de aula com foco na história em quadrinhos “Fate and The Sorcerer Supreme”, da série de antologias em quadrinhos Marvel’s Voices, criada por Juan Ponce e Wilton Santos, a qual foi utilizada como material didático, direcionado a turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, como referência de atividade no ensino público no Brasil.
Abstract: The purpose of this paper is to reflect on the cultural, literary, and linguistic elements present in comic books and how they can be useful in teaching English. Through careful research, we observed what several authors – Collie & Slater (1987), Lazar (2004), Baptista (2007),D’ambrosio (2017), among others – have produced on the adoption of this narrative genre in the classroom, with the aim of understanding its advantages for the language learning process. Based on this, a lesson plan was created focusing on the comic story “Fate and The Sorcerer Supreme”, from the comic anthology series Marvel’s Voices, created by Juan Ponce and Wilton Santos, which was used as teaching material, to be used with 9th grade classes of Middle School, as reference for activities in public education in Brazil.
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Ensino Fundamental II
Histórias em quadrinhos
English Language Teaching
Elementary School II
Comic books
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura
Citação: SILVA, Jonatã Pereira da. Marvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesa. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16175
Data do documento: 4-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesa.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.