00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matias, Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0632026530234053pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Raquel D'Elboux Couto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559462120103032pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Felipe Benicio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981558790126421pt_BR
dc.creatorSilva, Jonatã Pereira da-
dc.date.accessioned2025-05-09T19:34:34Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-09T19:34:34Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.citationSILVA, Jonatã Pereira da. Marvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesa. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16175-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to reflect on the cultural, literary, and linguistic elements present in comic books and how they can be useful in teaching English. Through careful research, we observed what several authors – Collie & Slater (1987), Lazar (2004), Baptista (2007),D’ambrosio (2017), among others – have produced on the adoption of this narrative genre in the classroom, with the aim of understanding its advantages for the language learning process. Based on this, a lesson plan was created focusing on the comic story “Fate and The Sorcerer Supreme”, from the comic anthology series Marvel’s Voices, created by Juan Ponce and Wilton Santos, which was used as teaching material, to be used with 9th grade classes of Middle School, as reference for activities in public education in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnglish Language Teachingpt_BR
dc.subjectElementary School IIpt_BR
dc.subjectComic bookspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleMarvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesapt_BR
dc.title.alternativeMarvel’s Voices – Comics as a tool for teaching Englishpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou refletir sobre os elementos culturais, literários e linguísticos presentes nas histórias em quadrinhos e como eles podem ser úteis ao ensino da Língua Inglesa. Por meio de uma pesquisa cuidadosa, observou-se o que diversos autores – Collie e Slater (1987), Lazar (2004), Baptista (2007), D’ambrosio (2017), entre outros – produziram sobre a adoção desse gênero narrativo em sala de aula, com o objetivo de compreender suas vantagens para o processo de aprendizagem de uma língua. Com base nisso, elaborou-se um plano de aula com foco na história em quadrinhos “Fate and The Sorcerer Supreme”, da série de antologias em quadrinhos Marvel’s Voices, criada por Juan Ponce e Wilton Santos, a qual foi utilizada como material didático, direcionado a turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, como referência de atividade no ensino público no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marvel’s Voices – História em quadrinhos como ferramenta no ensino de Língua Inglesa.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.