Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16172
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua adicional |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on the use of music in teaching English as a language additional |
Autor(es): | Moreira, Wilma dos Santos |
Primeiro Orientador: | Tibana, Adriana Lopes Lisboa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Makiyama, Simone |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a utilização da música no ensino de inglês como língua adicional, explorando sua intersecção com o letramento crítico. Buscou-se apresentar duas propostas pedagógicas de utilização da música na sala de aula de inglês. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica com base nos trabalhos de Cervetti, Pardales e Damico (2001) e Janks (2012), em letramento crítico; Murphey (1990), Brown (2008) e Johnson (2010), em Letramento Crítico com música. Os resultados obtidos apontam que a música incorporada ao letramento crítico no ensino de línguas estrangeiras promove um aprendizado dinâmico, criativo e crítico. Diante disso, concluiu-se que a música integrada ao letramento crítico é uma alternativa bastante eficaz no desenvolvimento integral dos alunos, incentivando-os a se tornarem pensadores críticos e participantes ativos na sociedade contemporânea. |
Abstract: | This course conclusion work aims to analyze the use of music in teaching English as an additional language, exploring its intersection with critical literacy. We sought to present two pedagogical proposals for the use of music in the English classroom. To this end, a bibliographical review research was carried out based on the works of Cervetti, Pardales and Damico (2001) and Janks (2012), in critical literacy; Murphey (1990), Brown (2008) and Johnson (2010), in Critical Literacy with music. The results obtained indicate that music incorporated into critical literacy in the teaching of foreign languages promotes dynamic, creative and critical learning. Given this, it was concluded that music integrated with critical literacy is a very effective alternative in the integral development of students, encouraging them to become critical thinkers and active participants in contemporary society. |
Palavras-chave: | Música – Ferramenta de ensino Ensino de língua inglesa Letramento crítico. Music – Teaching tool English language teaching Critical literacy |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura |
Citação: | MOREIRA, Wilma dos Santos. Reflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua adicional / Wilma dos Santos Moreira. 2025. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16172 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.