00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16172
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua adicional
Título(s) alternativo(s): Reflections on the use of music in teaching English as a language additional
Autor(es): Moreira, Wilma dos Santos
Primeiro Orientador: Tibana, Adriana Lopes Lisboa
metadata.dc.contributor.referee1: Makiyama, Simone
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a utilização da música no ensino de inglês como língua adicional, explorando sua intersecção com o letramento crítico. Buscou-se apresentar duas propostas pedagógicas de utilização da música na sala de aula de inglês. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica com base nos trabalhos de Cervetti, Pardales e Damico (2001) e Janks (2012), em letramento crítico; Murphey (1990), Brown (2008) e Johnson (2010), em Letramento Crítico com música. Os resultados obtidos apontam que a música incorporada ao letramento crítico no ensino de línguas estrangeiras promove um aprendizado dinâmico, criativo e crítico. Diante disso, concluiu-se que a música integrada ao letramento crítico é uma alternativa bastante eficaz no desenvolvimento integral dos alunos, incentivando-os a se tornarem pensadores críticos e participantes ativos na sociedade contemporânea.
Abstract: This course conclusion work aims to analyze the use of music in teaching English as an additional language, exploring its intersection with critical literacy. We sought to present two pedagogical proposals for the use of music in the English classroom. To this end, a bibliographical review research was carried out based on the works of Cervetti, Pardales and Damico (2001) and Janks (2012), in critical literacy; Murphey (1990), Brown (2008) and Johnson (2010), in Critical Literacy with music. The results obtained indicate that music incorporated into critical literacy in the teaching of foreign languages promotes dynamic, creative and critical learning. Given this, it was concluded that music integrated with critical literacy is a very effective alternative in the integral development of students, encouraging them to become critical thinkers and active participants in contemporary society.
Palavras-chave: Música – Ferramenta de ensino
Ensino de língua inglesa
Letramento crítico.
Music – Teaching tool
English language teaching
Critical literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura
Citação: MOREIRA, Wilma dos Santos. Reflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua adicional / Wilma dos Santos Moreira. 2025. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16172
Data do documento: 3-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.