00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.contributor.referee1Makiyama, Simone-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925917656306852pt_BR
dc.creatorMoreira, Wilma dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-09T18:28:27Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-09T18:28:27Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationMOREIRA, Wilma dos Santos. Reflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua adicional / Wilma dos Santos Moreira. 2025. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16172-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to analyze the use of music in teaching English as an additional language, exploring its intersection with critical literacy. We sought to present two pedagogical proposals for the use of music in the English classroom. To this end, a bibliographical review research was carried out based on the works of Cervetti, Pardales and Damico (2001) and Janks (2012), in critical literacy; Murphey (1990), Brown (2008) and Johnson (2010), in Critical Literacy with music. The results obtained indicate that music incorporated into critical literacy in the teaching of foreign languages promotes dynamic, creative and critical learning. Given this, it was concluded that music integrated with critical literacy is a very effective alternative in the integral development of students, encouraging them to become critical thinkers and active participants in contemporary society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica – Ferramenta de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectLetramento crítico.pt_BR
dc.subjectMusic – Teaching toolpt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleReflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua adicionalpt_BR
dc.title.alternativeReflections on the use of music in teaching English as a language additionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a utilização da música no ensino de inglês como língua adicional, explorando sua intersecção com o letramento crítico. Buscou-se apresentar duas propostas pedagógicas de utilização da música na sala de aula de inglês. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica com base nos trabalhos de Cervetti, Pardales e Damico (2001) e Janks (2012), em letramento crítico; Murphey (1990), Brown (2008) e Johnson (2010), em Letramento Crítico com música. Os resultados obtidos apontam que a música incorporada ao letramento crítico no ensino de línguas estrangeiras promove um aprendizado dinâmico, criativo e crítico. Diante disso, concluiu-se que a música integrada ao letramento crítico é uma alternativa bastante eficaz no desenvolvimento integral dos alunos, incentivando-os a se tornarem pensadores críticos e participantes ativos na sociedade contemporânea.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre a utilização da música no ensino de inglês como língua.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.