00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Institucionalização da educação a distância no ensino superior: diagnóstico e recomendações na Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Institutionalization of distance education in higher education: a diagnosis at the Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Sá, Marco Angelo Xavier de
Primeiro Orientador: Monte, Madson Bruno da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Levino, Natallya de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Siani, Sergio Ricardo
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Jordania Louse Silva
Resumo: O Censo da Educação Superior (CES) mostra que a Educação à Distância (EaD) tem sido a grande impulsionadora do crescimento de matrículas no ensino superior (ES). Contudo, menos de 2% das matrículas EaD do país foram realizadas na rede federal de ensino. O presente trabalho objetivou analisar, à luz do Plano Nacional de Educação (PNE), a participação da EaD na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a expansão do ES. Para atingir os objetivos foi realizada uma pesquisa empírica, qualitativa, de natureza exploratória por meio de um estudo de caso na Ufal. Para a coleta dos dados, além de informações e dados extraídos dos documentos oficiais da instituição e dos relatórios do CES e do PNE, nos meses de junho e julho de 2024 foram realizadas entrevistas estruturadas com cinco (5) diretores de Unidades Acadêmicas e cinco (05) coordenadores de cursos de graduação EaD e aplicado um questionário a um representante da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). O processamento das informações foi realizado por meio de uma triangulação dos dados coletados com uma análise de conteúdo, sistematizada em cinco categorias de análise: Planejamento, Organização, Infraestrutura, Pessoal e Serviço ao Estudante. Este estudo revelou, quanto à dimensão de Planejamento, que a adoção de procedimentos descritos nos principais documentos normativos da instituição contribui para a institucionalização da EaD, porém a dependência de financiamento externo é o ponto mais preocupante no processo. Na dimensão de Organização, a inserção da Cied, como órgão de apoio na estrutura organizacional, ligado à reitoria potencializa tal processo, mas a Infraestrutura tecnológica é bastante deficitária na Ufal e nos polos. Que a categoria de pessoal é diversificada com servidores efetivos e bolsistas da UAB, mas não há docentes exclusivos para a EaD e que o esforço docente nem sempre é compensado. Que o Serviço ao Estudante EaD é o mesmo oferecido ao do presencial, mas que nem sempre lhes são assegurados benefícios como a participação em atividades de pesquisa e extensão. Constatou-se que a participação da EaD da Ufal na expansão do ES vem diminuindo gradativamente durante a vigência do PNE, devido a oferta bastante irregular de vagas. Conclui-se que mais de 60% dos entrevistados entendem que a EaD não é institucionalizada na Ufal, e que os maiores desafios estão relacionados ao planejamento e à infraestrutura e que a falta de conhecimento, apontada como a principal forma de resistência à modalidade, pode ser mitigada com a divulgação dos resultados alcançados.
Abstract: The Higher Education Census shows that Distance Education has been a major driver of growth in enrollment in higher education. However, However, less than 2% of distance learning enrollments in the country were carried out in the federal education network. The present work aimed to analyze, considering the National Education Plan, the participation of distance learning at the Universidade Federal de Alagoas (Ufal) for the expansion of higher education. To achieve the objectives, empirical, qualitative, descriptive research was conducted through a case study at Ufal. For data collection, in addition to information and data extracted from the institution's official documents and Higher Education Census and National Education Plan reports, in the months of June and July 2024 structured interviews were conducted with five (5) directors of Academic Units and five (05) coordinators of distance learning undergraduate courses. And a questionnaire was administered to a representative of the Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). Information processing was conducted through triangulation of the data collected with a content analysis, systematized into five categories of analysis: Planning, Organization, Infrastructure, Personnel and Student Service. This study revealed, regarding the Planning dimension, that the adoption of procedures described in the institution's main normative documents contributes to the institutionalization of distance learning, however the dependence on external financing is the most worrying point in the process. In the Organization dimension, the insertion of Cied, as a support body in the organizational structure, linked to the rectory enhances this process, but the technological infrastructure is quite deficient at Ufal and at the centers. That the staff category is diverse with permanent employees and UAB scholarship holders, but there are no exclusive teachers for distance learning and that the teaching effort is not always compensated. That the Distance Learning Student Service is the same as that offered in person, but benefits such as participation in research and extension activities are not always guaranteed. It was found that the participation of Ufal's distance learning in the expansion of higher education has been gradually decreasing during the National Education Plan's validity, due to the very irregular supply of places. It is concluded that more than 60% of those interviewed understand that distance learning is not institutionalized at Ufal, and that the biggest challenges are related to planning and infrastructure and that the lack of knowledge, identified as the main form of resistance to the modality, can be mitigated by publishing the results achieved.
Palavras-chave: Educação superior - Expansão
Educação à distância – Universidade Federal de Alagoas
Plano Nacional de Educação
Educação a distância
Educação Superior
Expansion
Distance education
National Education Plan
Higher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: SÁ, Marco Angelo Xavier de. Institucionalização da educação a distância no ensino superior: diagnóstico e recomendações na Universidade Federal de Alagoas. 2025. 210 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16147
Data do documento: 27-set-2024
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