Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16140
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma complementaridade entre etnomatemática e educação matemática crítica em tempos de modernidade líquida |
Título(s) alternativo(s): | A complementarity between ethnomathematics and critical mathematics education in times of liquid modernity |
Autor(es): | Silva, Alysson Paulino da |
Primeiro Orientador: | Monteiro, Lúcia Cristina Silveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elisa Fonseca Sena e |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem a intenção de buscar a compreensão de um ensino inclusivo e universal como proposta para a Didática da Matemática nos ciclos básicos. Para alcançar esse objetivo, nos vislumbramos na complementaridade dos conhecimentos inerentes à Etnomatemática e Educação Matemática Crítica, tomando as obras mais recentes de Skovsmose e D’Ambrosio como alguns dos principais referenciais teóricos. Acrescenta-se ainda a perspectiva semiótica para a produção e ressignificação dos signos, através de um ciclo gnosiológico, que se propõe a elaborar uma proposta para a didática da matemática. Dessa forma, procura-se entender como o conhecimento é construído, estabelecido e consolidado a partir das múltiplas relações socioculturais, através das vivências, expectativas e intencionalidades do sujeito. Assim, busca-se compreender como o aprendizado de alguns conceitos matemáticos elementares se conectam através da identificação e reconhecimento dos backgrounds e foregrounds do sujeito com suas atividades cotidianas. Desse modo, almeja-se encontrar uma relação de significação e sentido entre os saberes acadêmicos, culturais e sociais. |
Abstract: | This math work for the conclusion of the course is intended to understand a proposal for inclusive and universal teaching such as didactics in basic cycles. To achieve this objective, we envision the complementarity of knowledge inherent to Ethnomathematics and Critical Education, taking as the most recent works of Skovsmose and D'Ambrosio as some of the main theoretical references. The semiotic perspective is also added for the production and resignification of signs, through a gnosiological cycle, which proposes to elaborate a proposal for the didactics of mathematics. In this way, we seek to understand how knowledge is constructed, established and consolidated based on multiple sociocultural relationships, through the subject's experiences, expectations and intentions. Thus, we seek to understand how the learning of some elementary mathematical concepts is connected through the identification and recognition of the subject's backgrounds and foregrounds in his daily activities. In this way, the aim is to find a relationship of meaning and meaning between academic, cultural and social knowledge. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Didática Matemática – Estudo e ensino Etnomatemática Educação matemática crítica Modernidade líquida Inclusive education Didactics Mathematics – Study and teaching Ethnomathematics Critical mathematics education Liquid modernity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Alysson Paulino da. Uma complementaridade entre etnomatemática e educação matemática crítica em tempos de modernidade líquida. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16140 |
Data do documento: | 6-jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma complementaridade entre etnomatemática e educação matemática crítica em tempos de modernidade líquida.pdf | 649.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.