00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Lúcia Cristina Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348098729151581pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.creatorSilva, Alysson Paulino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1372962472903450pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T13:31:26Z-
dc.date.available2025-05-07-
dc.date.available2025-05-07T13:31:26Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Alysson Paulino da. Uma complementaridade entre etnomatemática e educação matemática crítica em tempos de modernidade líquida. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16140-
dc.description.abstractThis math work for the conclusion of the course is intended to understand a proposal for inclusive and universal teaching such as didactics in basic cycles. To achieve this objective, we envision the complementarity of knowledge inherent to Ethnomathematics and Critical Education, taking as the most recent works of Skovsmose and D'Ambrosio as some of the main theoretical references. The semiotic perspective is also added for the production and resignification of signs, through a gnosiological cycle, which proposes to elaborate a proposal for the didactics of mathematics. In this way, we seek to understand how knowledge is constructed, established and consolidated based on multiple sociocultural relationships, through the subject's experiences, expectations and intentions. Thus, we seek to understand how the learning of some elementary mathematical concepts is connected through the identification and recognition of the subject's backgrounds and foregrounds in his daily activities. In this way, the aim is to find a relationship of meaning and meaning between academic, cultural and social knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectModernidade líquidapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationpt_BR
dc.subjectLiquid modernitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma complementaridade entre etnomatemática e educação matemática crítica em tempos de modernidade líquidapt_BR
dc.title.alternativeA complementarity between ethnomathematics and critical mathematics education in times of liquid modernitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem a intenção de buscar a compreensão de um ensino inclusivo e universal como proposta para a Didática da Matemática nos ciclos básicos. Para alcançar esse objetivo, nos vislumbramos na complementaridade dos conhecimentos inerentes à Etnomatemática e Educação Matemática Crítica, tomando as obras mais recentes de Skovsmose e D’Ambrosio como alguns dos principais referenciais teóricos. Acrescenta-se ainda a perspectiva semiótica para a produção e ressignificação dos signos, através de um ciclo gnosiológico, que se propõe a elaborar uma proposta para a didática da matemática. Dessa forma, procura-se entender como o conhecimento é construído, estabelecido e consolidado a partir das múltiplas relações socioculturais, através das vivências, expectativas e intencionalidades do sujeito. Assim, busca-se compreender como o aprendizado de alguns conceitos matemáticos elementares se conectam através da identificação e reconhecimento dos backgrounds e foregrounds do sujeito com suas atividades cotidianas. Desse modo, almeja-se encontrar uma relação de significação e sentido entre os saberes acadêmicos, culturais e sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma complementaridade entre etnomatemática e educação matemática crítica em tempos de modernidade líquida.pdf649.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.