00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leão, Nilson Cibério de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804878808659147pt_BR
dc.contributor.referee1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Emanuelle Gonçalves Brandão-
dc.creatorSilva, Jucicleide Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-05-06T16:07:38Z-
dc.date.available2026-04-29-
dc.date.available2025-05-06T16:07:38Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.citationSILVA, Jucicleide Bezerra da. Marketing de conteúdo e sua influência na decisão de compra do consumidor. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16133-
dc.description.abstractContent Marketing plays a pivotal role in the digital marketing landscape, reshaping how companies engage with consumers and influence their purchasing decisions. In an exploratory qualitative study, the objective was to assess the impact of content marketing on consumer buying choices. The research pursued two main avenues: a literature review drawing from sources such as books and scientific articles, and field research involving interviews and questionnaires with digital marketing professionals. This approach aimed to deepen the understanding of the topic rather than focusing on numerical representations. Respondents completed a questionnaire comprising 16 questions related to four key areas: digital marketing, content marketing, consumer behavior, and purchase decision-making. Interviews were conducted kbetween September 15 and 21, 2023, lasting 30 to 60 minutes, via video calls, with participants' consent. The research revealed that content marketing is an essential tool for establishing and maintaining positive relationships between brands and consumers, thereby influencing purchasing decisions. Through relevant content, companies can effectively connect with consumers, building trust and shaping their preferences. Consequently, the study demonstrated that content marketing plays a fundamental role in influencing consumer purchasing decisions in the digital environment, underscoring its significance as a marketing strategy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectMarketing de conteúdopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectContent Marketingpt_BR
dc.subjectConsumerpt_BR
dc.subjectPurchase Decisionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.titleMarketing de conteúdo e sua influência na decisão de compra do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Marketing de Conteúdo desempenha um papel crucial no cenário do marketing digital, mudando a forma como as empresas se relacionam com os consumidores e impactam suas escolhas de compra. Em um estudo qualitativo exploratório, o objetivo foi analisar o impacto do marketing de conteúdo nas decisões de compra dos consumidores. A pesquisa abordou duas frentes: revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A revisão baseou-se em fontes como livros e artigos científicos, enquanto a pesquisa de campo envolveu entrevistas e questionários com profissionais de marketing digital. Essa abordagem buscou aprofundar a compreensão do tópico, em vez de focar em representações numéricas. Os entrevistados responderam a um questionário composto por 16 perguntas relacionadas a quatro áreas-chave: marketing digital, marketing de conteúdo, comportamento do consumidor e tomada de decisões de compra. As entrevistas foram realizadas entre 15 e 21 de setembro de 2023, com duração de 30 a 60 minutos, via chamada de vídeo, com autorização dos participantes. Uma pesquisa revelou que o marketing de conteúdo é uma ferramenta essencial para estabelecer e manter relacionamentos positivos entre as marcas e os consumidores, influenciando nas decisões de compra. Através de conteúdo relevante, é possível conectar empresas de forma eficaz com os consumidores, construindo confiança e moldando suas preferências. Portanto, o estudo demonstrou que o marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental na influência sobre as decisões de compra dos consumidores no ambiente digital, destacando sua importância como estratégia de marketing.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing de conteúdo e sua influência na decisão de compra do consumidor.pdf
  Until 2026-04-29
739.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.