00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Caroline Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076705528402887pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Ana Paula Acioli de-
dc.contributor.referee2Hidaka, Lucia Tone Ferreira-
dc.contributor.referee3Zacarias, Paula Regina Vieira-
dc.creatorOliveira, José Gabriel Juliani de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3125840231279467pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T14:38:10Z-
dc.date.available2025-05-06-
dc.date.available2025-05-06T14:38:10Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Gabriel Juliani de. No espaço entre aqui e lá: plano estruturante de mobilidade para o complexo de grotas entre os bairros Petrópolis, Chã da Jaqueira e Santo Amaro. 2025. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16115-
dc.description.abstractMaceió, with its distinct geomorphology and rapid urbanization process, especially since the 1980s, presents a scenario of intense urban inequality. The competition for capital to acquire land during the transition from rural to urban areas resulted in the occupation of risky areas on slopes and grotas by the poorer population. In recent decades, these grotas have undergone urbanization projects aimed at bringing infrastructure to these regions. However, government actions have yet to exhaust the possibilities of the architect and urban planner's role and often overlook the existing potentials within the grotas. The Cardoso Grotas Complex, composed of the Santa Helena, Santo Amaro, and Travessa Florestal grotas, is in this situation. In 2019, it was included in the "Vida Nova nas Grotas" program, which implemented actions such as paving, installation of handrails, drainage gutters, and slope containment. Nevertheless, its greatest mobility potential has yet to be explored. Its stairways and slopes allow for the connection of the three surrounding neighborhoods: Petrópolis, Santo Amaro, and Chã da Jaqueira, but they require better investments and infrastructure for a more efficient connection. Therefore, this work proposes to take a closer look at the grotas to identify their environmental and social conditions, ultimately proposing a structuring plan for the Cardoso Grotas Complex to enable its integration with the surroundings and expand its mobility potentials. The methodological procedures adopted were socio-spatial characterization through visits, mapping, and data collection. Through these, we observed how the city around the grotas disregards them as integral parts, weakening their connections and exacerbating the vulnerability in which the grotas communities are situated. The structuring plan presented in this work aims to counter this stance by assuming the grotas as an integral part of the city and proposing specific mobility alternatives for the context, creating new ways of moving within the surroundings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Arquitetura e Urbanismo - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFavelas - Ocupaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção urbanapt_BR
dc.subjectPlano estruturante - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectOcupação em grotaspt_BR
dc.subjectGrotas occupationpt_BR
dc.subjectUrban interventionpt_BR
dc.subjectStructuring planpt_BR
dc.subjectMaceiópt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleNo espaço entre aqui e lá: plano estruturante de mobilidade para o complexo de grotas entre os bairros Petrópolis, Chã da Jaqueira e Santo Amaropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoMaceió, com sua geomorfologia distinta e um processo de urbanização acelerado, principalmente a partir dos anos 1980, detém um cenário de intensa desigualdade urbana. A disputa pelo capital para obtenção de terra, durante a transição do meio rural para o urbano, resultou na ocupação das áreas de risco em encostas e grotas pela população mais pobre. Nas últimas décadas, essas grotas têm passado por projetos de urbanização que buscam levar infraestrutura para essas regiões. No entanto, as ações governamentais ainda não esgotaram as possibilidades de atuação do profissional arquiteto e urbanista e desconsideram os potenciais existentes nas grotas. O Complexo de Grotas do Cardoso, composto pelas grotas Santa Helena, Santo Amaro e Travessa Florestal, encontra-se nessa situação. Em 2019, foi contemplado pelo programa Vida Nova nas Grotas, que executou ações de calçamento, instalação de corrimãos, calhas de drenagem e contenção de encostas. Entretanto, seu maior potencial de mobilidade ainda não foi explorado. Suas escadarias e ladeiras permitem a conexão dos três bairros do entorno: Petrópolis, Santo Amaro e Chã da Jaqueira, mas necessitam de melhores investimentos e infraestrutura para uma conexão mais eficiente. Logo, este trabalho propõe lançar um olhar sobre as grotas a fim de identificar seus condicionantes ambientais e sociais, para no fim propor um plano estruturante para o Complexo de Grotas do Cardoso, a fim de possibilitar sua integração com o entorno e expandir seus potenciais de mobilidade. Os procedimentos metodológicos adotados foram a caracterização socioespacial, através de visitas, mapeamentos e levantamentos de dados. Através desses observarmos como a cidade ao redor das grotas as desconsideram como parte integrantes da mesma, enfraquecendo suas conexões e agravando a vulnerabilidade na qual a comunidade das grotas estão inseridas. O plano estruturante apresentado neste trabalho visa ir de encontro com esta postura, ele assume a grota como parte integrante da cidade e propõe alternativas de mobilidade específicas para o contexto, criando novas forma de ir e vir no entorno.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
No espaço entre aqui e lá_Plano Estruturante de mobilidade para o complexo de grotas entre os bairros Petrópolis, Chã da Jaqueira e Santo Amaro.pdfNo espaço entre aqui e lá: Plano Estruturante de mobilidade para o complexo de grotas entre os bairros Petrópolis, Chã da Jaqueira e Santo Amaro51.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.