Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização de jogos educativos no ensino de geografia |
Autor(es): | Silva, Estherfany Eduarda dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Antônio Alfredo Teles de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Raggi, Mariana Guedes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Leite, Angela Maria Araújo |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Francisca Djalma Pereira Rodrigues e |
Resumo: | A utilização de jogos educativos no Ensino de Geografia foi abordada neste trabalho, destacando sua importância na criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e centrado no estudante. Neste contexto, nosso objetivo é analisar a utilização dos jogos de tabuleiro no Ensino de Geografia, e de que modo as mesmas podem enriquecer o aprendizado tornando as aulas mais dinâmicas e envolvente. A pesquisa consubstanciou-se na abordagem qualitativa. E como procedimentos foram realizados, levantamentos bibliográficos, utilização de imagens, aplicação de jogo de tabuleiro, elaboração de gráficos, e análise dos dados. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo de tabuleiro contribui significativamente para a compreensão contextualizada de conceitos geográficos e para o desenvolvimento de habilidades críticas nos estudantes. As conclusões apontam para a necessidade de uma mudança de paradigma educacional, com professores adotando novas estratégias de ensino que se adaptem às necessidades e interesses dos alunos, promovendo a construção de conhecimento de modo eficaz e relevante. Este estudo reforça a importância da inovação contínua no campo educacional e oferece subsídios teóricos e práticos para aprimorar a qualidade do Ensino de Geografia, com o potencial de formar cidadãos mais críticos. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Geografia escolar Gamificação Ensino fundamental Prática pedagógica School geography Gamification Elementary school Pedagogical practice |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Estherfany Eduarda dos Santos. A utilização de jogos educativos no ensino de geografia. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098 |
Data do documento: | 29-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização de jogos educativos no ensino de geografia.pdf | A utilização de jogos educativos no ensino de geografia | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.