00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de jogos educativos no ensino de geografia
Autor(es): Silva, Estherfany Eduarda dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Antônio Alfredo Teles de
metadata.dc.contributor.referee2: Raggi, Mariana Guedes
metadata.dc.contributor.referee3: Leite, Angela Maria Araújo
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Francisca Djalma Pereira Rodrigues e
Resumo: A utilização de jogos educativos no Ensino de Geografia foi abordada neste trabalho, destacando sua importância na criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e centrado no estudante. Neste contexto, nosso objetivo é analisar a utilização dos jogos de tabuleiro no Ensino de Geografia, e de que modo as mesmas podem enriquecer o aprendizado tornando as aulas mais dinâmicas e envolvente. A pesquisa consubstanciou-se na abordagem qualitativa. E como procedimentos foram realizados, levantamentos bibliográficos, utilização de imagens, aplicação de jogo de tabuleiro, elaboração de gráficos, e análise dos dados. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo de tabuleiro contribui significativamente para a compreensão contextualizada de conceitos geográficos e para o desenvolvimento de habilidades críticas nos estudantes. As conclusões apontam para a necessidade de uma mudança de paradigma educacional, com professores adotando novas estratégias de ensino que se adaptem às necessidades e interesses dos alunos, promovendo a construção de conhecimento de modo eficaz e relevante. Este estudo reforça a importância da inovação contínua no campo educacional e oferece subsídios teóricos e práticos para aprimorar a qualidade do Ensino de Geografia, com o potencial de formar cidadãos mais críticos.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Geografia escolar
Gamificação
Ensino fundamental
Prática pedagógica
School geography
Gamification
Elementary school
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SILVA, Estherfany Eduarda dos Santos. A utilização de jogos educativos no ensino de geografia. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098
Data do documento: 29-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de jogos educativos no ensino de geografia.pdfA utilização de jogos educativos no ensino de geografia1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.