Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A utilização de jogos educativos no ensino de geografia | 
| Autor(es): | Silva, Estherfany Eduarda dos Santos | 
| Primeiro Orientador: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Antônio Alfredo Teles de | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Raggi, Mariana Guedes | 
| metadata.dc.contributor.referee3: | Leite, Angela Maria Araújo | 
| metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Francisca Djalma Pereira Rodrigues e | 
| Resumo: | A utilização de jogos educativos no Ensino de Geografia foi abordada neste trabalho, destacando sua importância na criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e centrado no estudante. Neste contexto, nosso objetivo é analisar a utilização dos jogos de tabuleiro no Ensino de Geografia, e de que modo as mesmas podem enriquecer o aprendizado tornando as aulas mais dinâmicas e envolvente. A pesquisa consubstanciou-se na abordagem qualitativa. E como procedimentos foram realizados, levantamentos bibliográficos, utilização de imagens, aplicação de jogo de tabuleiro, elaboração de gráficos, e análise dos dados. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo de tabuleiro contribui significativamente para a compreensão contextualizada de conceitos geográficos e para o desenvolvimento de habilidades críticas nos estudantes. As conclusões apontam para a necessidade de uma mudança de paradigma educacional, com professores adotando novas estratégias de ensino que se adaptem às necessidades e interesses dos alunos, promovendo a construção de conhecimento de modo eficaz e relevante. Este estudo reforça a importância da inovação contínua no campo educacional e oferece subsídios teóricos e práticos para aprimorar a qualidade do Ensino de Geografia, com o potencial de formar cidadãos mais críticos. | 
| Abstract: | Ausente | 
| Palavras-chave: | Geografia escolar Gamificação Ensino fundamental Prática pedagógica School geography Gamification Elementary school Pedagogical practice | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura | 
| Citação: | SILVA, Estherfany Eduarda dos Santos. A utilização de jogos educativos no ensino de geografia. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098 | 
| Data do documento: | 29-ago-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A utilização de jogos educativos no ensino de geografia.pdf | A utilização de jogos educativos no ensino de geografia | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

