00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16063
Tipo: Dissertação
Título: Livros didáticos de ciências da natureza e a BNCC: conteúdos de termodinâmica nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Miranda, Micaely Graziely Alves
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Roger Peres de
metadata.dc.contributor.referee2: Sovierzoski, Hilda Helena
Resumo: Esta dissertação surgiu a partir de uma inquietação após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos livros didáticos dos 7º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O intuito é responder a seguinte indagação: “Como os conteúdos de Termodinâmica são apresentados em quatro livros didáticos de Ciências do 7º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, após a implementação da BNCC? ”. Assim a presente dissertação aborda um contexto histórico sobre as inquietações no caminho profissional, aborda o conteúdo de Termodinâmica com as definições de temperatura, calor, termômetros e escalas termométricas, conceitos de dilatação térmica e coeficientes de dilatação e máquinas térmicas. Diante da fundamentação teórica traz a apresentação da BNCC, a BNCC e o ensino fundamental, os livros didáticos e as mudanças geradas pela BNCC no conteúdo de Termodinâmica, o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e seu contexto histórico, por fim a explanação do edital e guia do PNLD 2020. O percurso metodológico traz que a pesquisa é do tipo qualitativa, o lócus da pesquisa se dá em uma escola da rede privada do município de Arapiraca-AL, os participantes da pesquisa são professores de Ciências atuantes nas turmas do 7º ano, a coleta de dado ocorreu através de questionários aplicados após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), depois dessas etapas ocorreram as análises dos dados. Nesta dissertação propõem-se a análise de conteúdo, utilizando a técnica de Bardin (2011), sob a luz da abordagem qualitativa, apresenta como tipo de pesquisa a análise documental, que tem por finalidade a aplicação de técnicas visando sistematizar e objetivar através de etapas como a pré-análise, exploração do material e resultados. O produto educacional surge após as análises dos dados, elaborado de forma ilustrativa e com uso de recursos tecnológicos Q-code, além de experimentos, seguindo as orientações da BNCC, traz como proposta metodológica um roteiro de atividades, destinados a professores de Ciências da natureza dos 7º anos dos Anos Finais, contribuindo para o ensino dos conteúdos de Termodinâmica, tanto na perspectiva de auxiliá-los nos conteúdos abordados nos livros didáticos, como ajudá-los no planejamento e organização das aulas. Os resultados e discussão elencados nesta dissertação trazem os critérios de análise, categorização para análise do livro didático, etapas da análise de conteúdo, análise do livro didático, exploração do material através da escala de diferencial semântico do livro didático de cada livro didático. A conclusão aborda de forma subjetiva, o livro de Ciências que atende a todos os requisitos da BNCC servindo de parâmetro para professores e alunos.
Abstract: This dissertation arose from a concern following the implementation of the National Common Curriculum Base (BNCC) in the textbooks of the 7th grade of the final years of elementary school. The aim is to answer the following question: “How are the contents of Thermodynamics presented in four 7th grade science textbooks after the implementation of the BNCC? “. Thus, this dissertation addresses a historical context about the concerns in the professional path, addresses the content of Thermodynamics with the definitions of temperature, heat, thermometers and thermometric scales, concepts of thermal expansion and expansion coefficients and thermal machines. The theoretical basis includes a presentation of the BNCC, the BNCC and primary education, textbooks and the changes generated by the BNCC in the content of Thermodynamics, the National Textbook Plan (PNLD) and its historical context, and finally an explanation of the PNLD 2020 notice and guide. The methodological path shows that the research is of the qualitative type, the locus of the research takes place in a private school in the municipality of Arapiraca-AL, the research participants are science teachers working in 7th grade classes, data collection occurred through questionnaires applied after the acceptance of the Free and Informed Consent Form (FICF), after these steps the data were analyzed. This dissertation proposes content analysis, using the technique of Bardin (2011), in the light of the qualitative approach, presenting documentary analysis as the type of research, which aims to apply techniques to systematize and objectify through stages such as pre-analysis, exploration of the material and results. The educational product emerges after the data analysis, prepared in an illustrative way and with the use of Q-code technological resources, as well as experiments, following the guidelines of the BNCC, brings as a methodological proposal a script of activities, aimed at teachers of Natural Sciences of the 7th years of the Final Years, contributing to the teaching of the contents of Thermodynamics, both from the perspective of assisting them in the contents covered in the textbooks, as well as helping them in the planning and organization of classes. The results and discussion listed in this dissertation include the analysis criteria, categorization for textbook analysis, stages of content analysis, textbook analysis, exploration of the material using the textbook semantic differential scale for each textbook. The conclusion takes a subjective approach to the science textbook that meets all the requirements of the BNCC, serving as a parameter for teachers and students.
Palavras-chave: Livro didático
Termodinâmica
Ensino fundamental
Roteiro de Atividades
Textbook
Activity Guide
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MIRANDA, Micaely Graziely Alves. Livros didáticos de ciências da natureza e a BNCC: conteúdos de termodinâmica nos anos finais do ensino fundamental. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16063
Data do documento: 22-mai-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livros didáticos de ciências da natureza e a BNCC_conteúdos de termodinâmica nos anos finais do ensino fundamental.pdfLivros didáticos de ciências da natureza e a BNCC: conteúdos de termodinâmica nos anos finais do ensino fundamental4.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.