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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16061
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Padronização de processos em rede: um estudo de caso nas escolas de educação básica na cidade Maceió - AL |
Autor(es): | Agostinho, Julianne Lopes Correia |
Primeiro Orientador: | Milito, Cláudia Maria |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Carlos Everaldo Silva da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Monte, Madson Bruno da Silva |
Resumo: | A Gestão de Processos é uma área estratégica que, quando aplicada de forma eficaz, possibilita melhorias significativas no desempenho organizacional. A padronização, a hierarquia clara de processos e as técnicas de mapeamento são essenciais para a eficiência e eficácia das operações. A implementação de plataformas BPM é crucial para a integração das atividades empresariais, promovendo uma cultura de melhoria contínua e alinhamento com as metas organizacionais. Diante disso, o presente trabalho propõe analisar, por meio do mapeamento (As Is), o processo de solicitações e requerimentos de uma Rede de Ensino com duas filiais, que executam este processo de forma distinta, identificando gargalos em sua execução. Na metodologia aplicada a este trabalho, de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso, foram realizadas entrevistas e observação dos colaboradores que atuam na Secretaria das Escolas, para coleta de dados, e na fundamentação teórica, para aplicação das ferramentas BPM. Com os resultados obtidos na pesquisa, pretende-se a elaboração de um novo fluxo automatizado (To Be) e a criação de um planejamento para implementação e padronização do processo na Rede de Ensino. |
Abstract: | Process Management is a strategic area that, when implemented applied, enables significant improvements in organizational performance. Standardization, clear process hierarchy, and mapping techniques are essential for operational efficiency and effectiveness. Implementing BPM platforms is crucial for integrating business activities, fostering a culture of continuous improvement, and aligning with organizational goals. This study aims to analyze, through (As Is) mapping, the request and requirement processes in an Educational Network with two branches that execute this process differently, identifying bottlenecks in its execution. The methodology, qualitative in nature, involves a case study with interviews and observations of staff in the schools' administrative offices for data collection, and theoretical research for BPM tool application. Based on the findings, the study seeks to develop a new automated flow (To Be) and create a plan to implement and standardize the process across the Education Network. |
Palavras-chave: | Gestão de processos Processos - Mapeamento Processos - Padronização Atendimento Educação - Maceió (AL) Process management Processes - Mapping Processes - Standardization Service Education - Maceió (AL) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Administração - Bacharelado |
Citação: | AGOSTINHO, Julianne Lopes Correia. Padronização de processos em rede: um estudo de caso nas escolas de educação básica na cidade Maceió - AL. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16061 |
Data do documento: | 1-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC |
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