00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Milito, Cláudia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3635552952805796pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Carlos Everaldo Silva da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129653810168271pt_BR
dc.contributor.referee2Monte, Madson Bruno da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7882492083928138pt_BR
dc.creatorAgostinho, Julianne Lopes Correia-
dc.date.accessioned2025-04-23T14:45:44Z-
dc.date.available2025-04-23-
dc.date.available2025-04-23T14:45:44Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.citationAGOSTINHO, Julianne Lopes Correia. Padronização de processos em rede: um estudo de caso nas escolas de educação básica na cidade Maceió - AL. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16061-
dc.description.abstractProcess Management is a strategic area that, when implemented applied, enables significant improvements in organizational performance. Standardization, clear process hierarchy, and mapping techniques are essential for operational efficiency and effectiveness. Implementing BPM platforms is crucial for integrating business activities, fostering a culture of continuous improvement, and aligning with organizational goals. This study aims to analyze, through (As Is) mapping, the request and requirement processes in an Educational Network with two branches that execute this process differently, identifying bottlenecks in its execution. The methodology, qualitative in nature, involves a case study with interviews and observations of staff in the schools' administrative offices for data collection, and theoretical research for BPM tool application. Based on the findings, the study seeks to develop a new automated flow (To Be) and create a plan to implement and standardize the process across the Education Network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectProcessos - Mapeamentopt_BR
dc.subjectProcessos - Padronizaçãopt_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.subjectEducação - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectProcess managementpt_BR
dc.subjectProcesses - Mappingpt_BR
dc.subjectProcesses - Standardizationpt_BR
dc.subjectServicept_BR
dc.subjectEducation - Maceió (AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titlePadronização de processos em rede: um estudo de caso nas escolas de educação básica na cidade Maceió - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Gestão de Processos é uma área estratégica que, quando aplicada de forma eficaz, possibilita melhorias significativas no desempenho organizacional. A padronização, a hierarquia clara de processos e as técnicas de mapeamento são essenciais para a eficiência e eficácia das operações. A implementação de plataformas BPM é crucial para a integração das atividades empresariais, promovendo uma cultura de melhoria contínua e alinhamento com as metas organizacionais. Diante disso, o presente trabalho propõe analisar, por meio do mapeamento (As Is), o processo de solicitações e requerimentos de uma Rede de Ensino com duas filiais, que executam este processo de forma distinta, identificando gargalos em sua execução. Na metodologia aplicada a este trabalho, de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso, foram realizadas entrevistas e observação dos colaboradores que atuam na Secretaria das Escolas, para coleta de dados, e na fundamentação teórica, para aplicação das ferramentas BPM. Com os resultados obtidos na pesquisa, pretende-se a elaboração de um novo fluxo automatizado (To Be) e a criação de um planejamento para implementação e padronização do processo na Rede de Ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Padronização de processos em rede um estudo de caso nas escolas de educação básica na cidade Maceió - AL.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.