00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre reforma do ensino médio e o ensino de filosofia
Título(s) alternativo(s): Reflexiones sobre la reforma de la escuela secundaria y la enseñanza de la filosofía
Autor(es): Silva, Claudia Lúcia Lourenço da
Primeiro Orientador: Dias, João Carlos Neves de Souza e Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Meireles, Cristina Amaro Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Gallucci, Natacha Muriel López
Resumo: No ano de 2017 foi aprovada no Brasil a Reforma do Ensino Médio e, de acordo com as diretrizes do MEC, iniciará sua implementação após cinco anos de sua aprovação, ou seja, no ano de 2022. A reforma trata de uma série de modificações e desafios para o ensino médio. O objetivo da pesquisa é apresentar algumas movimentações para a sistematização dessa reforma, tanto em nível nacional, como estadual (SEDUC-AL), bem como evidenciar possíveis impactos para o ensino de filosofia no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, buscamos nos aproximar da Base Nacional Comum Curricular, bem como de algumas movimentações da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas (SEDUC-AL), mediados por autores/as que tem refletido sobre esse novo momento. Nesse sentido, ao longo do texto, apresentamos algumas reflexões sobre esse movimento da reforma educacional, bem como possíveis impactos para o Ensino de Filosofia.
Abstract: In the year 2017 the High School Reform was approved in Brazil and, according to the MEC guidelines, it will start its implementation after five years of its approval, that is, in the year 2022. The reform deals with a series of modifications and challenges for high school. The goal of this research is to present some moves towards the systematization of this reform, both nationally and at the state level (SEDUC-AL), as well as to highlight possible impacts for the teaching of philosophy in High School. From the methodological point of view, we tried to approach the Common National Curricular Base, as well as some of the moves made by the Alagoas State Education Secretary (SEDUC-AL), mediated by authors who have reflected on this new moment. In this sense, throughout the text, we present some reflections on this movement of educational reform, as well as possible impacts for the Teaching of Philosophy.
Palavras-chave: Base nacional comum curricular
Reforma do ensino médio
Filosofia - Estudo e ensino
National common core curriculum
High school reform
Philosophy - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Filosofia- Licenciatura
Citação: SILVA, Claudia Lúcia Lourenço da. Reflexões sobre reforma do ensino médio e o ensino de filosofia. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16056
Data do documento: 18-jul-2022
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