00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dias, João Carlos Neves de Souza e Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0047604119060569pt_BR
dc.contributor.referee1Meireles, Cristina Amaro Viana-
dc.contributor.referee2Gallucci, Natacha Muriel López-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6417676403385648pt_BR
dc.creatorSilva, Claudia Lúcia Lourenço da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0817344961022032pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T14:13:46Z-
dc.date.available2025-04-23-
dc.date.available2025-04-23T14:13:46Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Lúcia Lourenço da. Reflexões sobre reforma do ensino médio e o ensino de filosofia. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16056-
dc.description.abstractIn the year 2017 the High School Reform was approved in Brazil and, according to the MEC guidelines, it will start its implementation after five years of its approval, that is, in the year 2022. The reform deals with a series of modifications and challenges for high school. The goal of this research is to present some moves towards the systematization of this reform, both nationally and at the state level (SEDUC-AL), as well as to highlight possible impacts for the teaching of philosophy in High School. From the methodological point of view, we tried to approach the Common National Curricular Base, as well as some of the moves made by the Alagoas State Education Secretary (SEDUC-AL), mediated by authors who have reflected on this new moment. In this sense, throughout the text, we present some reflections on this movement of educational reform, as well as possible impacts for the Teaching of Philosophy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Filosofia- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase nacional comum curricularpt_BR
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNational common core curriculumpt_BR
dc.subjectHigh school reformpt_BR
dc.subjectPhilosophy - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleReflexões sobre reforma do ensino médio e o ensino de filosofiapt_BR
dc.title.alternativeReflexiones sobre la reforma de la escuela secundaria y la enseñanza de la filosofíapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo ano de 2017 foi aprovada no Brasil a Reforma do Ensino Médio e, de acordo com as diretrizes do MEC, iniciará sua implementação após cinco anos de sua aprovação, ou seja, no ano de 2022. A reforma trata de uma série de modificações e desafios para o ensino médio. O objetivo da pesquisa é apresentar algumas movimentações para a sistematização dessa reforma, tanto em nível nacional, como estadual (SEDUC-AL), bem como evidenciar possíveis impactos para o ensino de filosofia no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, buscamos nos aproximar da Base Nacional Comum Curricular, bem como de algumas movimentações da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas (SEDUC-AL), mediados por autores/as que tem refletido sobre esse novo momento. Nesse sentido, ao longo do texto, apresentamos algumas reflexões sobre esse movimento da reforma educacional, bem como possíveis impactos para o Ensino de Filosofia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre reforma do ensino médio e o ensino de filosofia.pdf608.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.