00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FANUT Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência de ações de educação em saúde por meio de mídias sociais no êxito do aleitamento materno exclusivo: ensaio clínico randomizado
Autor(es): Cirino, Adonay Guedes
Primeiro Orientador: Bezerra, Myrtis Katille de Assunção
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bádue, Gabriel Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Haroldo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Izabel Siqueira de
Resumo: Introdução: O leite materno é considerado o padrão ouro na alimentação de crianças durante a primeira fase da vida. O suporte oferecido às nutrizes durante esse período é crucial para uma maior duração do aleitamento materno exclusivo, culminando em uma sociedade mais saudável e igualitária. Objetivo: Analisar a influência de intervenções de educação participativa por meio de mídias sociais na duração do aleitamento materno. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, do tipo simples cego, envolvendo 173 pares de mãe-filho, com acompanhamento simultâneo dos grupos controle (n = 89) e intervenção (n = 84), executado na maternidade de um hospital universitário do nordeste brasileiro durante os meses de maio de 2023 a fevereiro de 2024. Foram incluídas no estudo puérperas que sabiam ler e escrever, que possuíssem acesso à plataforma WhatsApp e que tenham recebido alta hospitalar junto ao seu filho. A randomização ocorreu utilizando o software Excel a partir da função "aleatório entre 0 e 1". O grupo intervenção foi exposto à informações acerca do aleitamento materno de forma semanal até a 24° semana pós-parto. A prática do AME e o uso de bicos artificiais foram verificados a partir de entrevistas telefônicas bimestrais, com os dados referentes ao mês anterior ao contato. Resultados: A prevalência de AME foi maior no grupo intervenção (52,2%) durante os três primeiros meses de intervenção quando comparado ao grupo controle (31,7%) (p = 0,05), entretanto, não houve diferença estatística entre as prevalências de ambos os grupos após seis meses de intervenção (p > 0,05). A oferta de chupetas foi levemente maior no grupo controle (GC: 35,5%; GI 29,4%) (p > 0,05), a frequência de desmame precoce em lactentes em uso de chupetas foi consideravelmente maior (76,6%) quando comparado à lactentes sem uso de chupetas (23,5%) (p > 0,05). A proporção de mulheres que não pretendiam oferecer leite de vaca e/ou fórmula infantil no primeiro ano de vida ao lactente foi maior no grupo intervenção (GI: 28,9%; GC: 15,0%) (p> 0,05). Conclusão: O suporte através das mídias sociais foi capaz de influenciar positivamente na maior na maior prática de AME e menor intenção na oferta de leite de vaca e fórmula infantil antes dos 6 meses de idade.
Abstract: Introduction: Breast milk is regarded as the gold standard for infant feeding during the early stages of life. The support provided to breastfeeding mothers during this period is crucial for extending the duration of exclusive breastfeeding, ultimately contributing to a healthier and more equitable society. Objective: To analyze the impact of participatory educational interventions via social media on the duration of breastfeeding. Methods: This was a single-blind randomized clinical trial involving 173 mother-infant pairs, with simultaneous follow-up of the control group (n = 89) and the intervention group (n = 84). The study was conducted at the maternity ward of a university hospital in northeastern Brazil from May 2023 to February 2024. Postpartum women who could read and write, had access to the WhatsApp platform, and were discharged with their infant were included in the study. Randomization was performed using Excel software with the "random between 0 and 1" function. The intervention group received weekly breastfeeding information until the 24th postpartum week. Exclusive breastfeeding practices and the use of artificial nipples were assessed through bimonthly phone interviews, with data collected referring to the month prior to the contact. Results: The prevalence of exclusive breastfeeding was higher in the intervention group (52.2%) during the first three months compared to the control group (31.7%) (p = 0.05). However, no statistical difference was found between the groups after six months of intervention (p > 0.05). Pacifier use was slightly higher in the control group (CG: 35.5%; IG: 29.4%) (p > 0.05), and the frequency of early weaning was significantly higher among infants using pacifiers (76.6%) compared to those not using pacifiers (23.5%) (p > 0.05). The proportion of women who did not intend to offer cow's milk and/or infant formula in the first year of life was higher in the intervention group (IG: 28.9%; CG: 15.0%) (p > 0.05). Conclusion: Social media support positively influenced increased exclusive breastfeeding practices and reduced the intention to introduce cow's milk or infant formula before six months of age.
Palavras-chave: Educação em saúde
Saúde digital
Período pós-parto
Health education
Digital health
Postpartium period
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Nutrição - Bacharelado
Citação: CIRINO, Adonay Guedes. Influência de ações de educação em saúde por meio de mídias sociais no êxito do aleitamento materno exclusivo: ensaio clínico randomizado. 2025. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16048
Data do documento: 22-ago-2024
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