00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caracterização do desempenho motor e acadêmico de estudantes da rede pública de ensino da cidade de Maceió-AL: avaliação pré e pós Covid-19
Autor(es): Silva Junior, Ezequiel Luiz da
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Argenaz De Oliveira
Resumo: Os estudos têm apontado que dentre os desfechos de interferências à saúde, provocados pelo isolamento social na pandemia COVID-19, as influências negativas no desempenho motor e acadêmico de estudantes da educação básica podem ser apontadas como exemplos. O objetivo do presente estudo foi caracterizar o desempenho motor e acadêmico de estudantes da educação básica participantes do Programa Residência Pedagógicas (PRP) nas edições 2018-2020 e 2022-2024, períodos pré e pós pandemia. O tipo de estudo realizado foi descritivo de correlação, os participantes foram 30 estudantes, maioria meninas (56,7%) matriculados em uma mesma escola pública municipal da cidade de Maceió, no período de 2018 à 2024, participantes do PRP. Os instrumentos de recolha de dados foram: a) para medir a coordenação corporal em crianças foi utilizado o instrumento Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) e b) para os resultados de desempenho cognitivo foi analisado as médias nas disciplinas de português e matemática de cada criança a partir do registro do boletim escolar. Os dados foram tabulados e registrados no Microsoft Excel. Para análise dos resultados foi utilizado o programa estatístico JASP (versão 1.131.0). Na análise descritiva, as variáveis categóricas e contínuas foram avaliadas em distribuição de frequência absoluta e relativa, média, desvio-padrão quando necessárias. Considerando que os dados do estudo foram coletados em dois momentos, em termos de faixa etária, os participantes tinham a média de 8,1 1,3 anos em 2019 e 12,3 1,2 anos em 2023. No primeiro e segundo momento da pesquisa respectivamente, no âmbito da formação educacional, os estudantes majoritariamente encontravam-se no 2º ano do ensino fundamental séries iniciais (66%) e no 6º ano do ensino fundamental séries finais (66%). No que se refere ao nível de desempenho motor, nos dois momentos, a amostra enquadrou-se hegemonicamente com classificação de insuficiência coordenativa 66,8% e 76,8% dos participantes do primeiro e segundo momento respectivamente. O estudo também realizou uma análise mais detalhada acerca de cada uma das quatro tarefas aplicadas nos estudantes. Na comparação da média da amostra nos dois momentos distintos (teste t-pareado), todas as quatro variáveis do desempenho coordenativo (KTK teste) apresentaram diminuição das médias com diferenças significativas entre os resultados. Os testes relacionados às avaliações de equilíbrio na trave, salto lateral e transposição lateral apresentaram tamanhos de efeitos grande, sendo a variável salto monopedal a única que apresentou um tamanho de efeito de médio para grande (d=0.439). Os resultados demonstraram que os estudantes apresentaram diminuição das médias das três tarefas o que implica a piora dos resultados no que tange as competências coordenativas quando comparado o momento pré e pós pandemia. Considerando os desfechos provocados no contexto pré e pós pandemia Covid-19, o reteste realizado com os mesmos estudantes da educação básica, séries iniciais e finais, no mesmo ambiente, demonstraram mesma classificação insuficiência coordenativa para competência motora. Testes como KTK podem ser compreendidos para além dos seus resultados globais. A análise dos resultados das tarefas das competências motoras (equilíbrio, ritmo, força, velocidade, lateralidade e estruturação espaço-temporal) parece demonstrar que o intervalo temporal, transversalizado pela pandemia, provocou interferência significativamente piores para resultados dos participantes. No que se refere ao desempenho acadêmico, houve também uma diminuição das médias entre os momentos de coleta, apresentando uma significância estatística. Para o tamanho do efeito, tanto em matemática (d=0.604) e português (d=0.754) foram considerados de médio para grande. Desta forma o estudo conclui que há correlação entre as interferências negativas dos resultados de competência motora e cognitiva entre estudantes do ensino fundamental pré e pós pandemia.
Abstract: Studies have shown that among the outcomes of health interference caused by social isolation during the COVID-19 pandemic, negative influences on the motor and academic performance of basic education students can be pointed out as examples. The objective of this study was to characterize the motor and academic performance of basic education students participating in the Pedagogical Residency Program (PRP) in the editions 2018-2020 and 2022-2024, pre and post-pandemic periods. The type of study conducted was descriptive correlational, the participants were 30 students, mostly girls (56.7%) enrolled in the same public municipal school in the city of Maceió, in the period from 2018 to 2024, participants of the PRP. The data collection instruments were: a) to measure body coordination in children, the Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) instrument was used, and b) for the results of cognitive performance, the average grades in Portuguese and mathematics of each child were analyzed from the school report card. The data were tabulated and recorded in Microsoft Excel. For the analysis of the results, the JASP statistical program (version 1.131.0) was used. In the descriptive analysis, the categorical and continuous variables were evaluated in terms of absolute and relative frequency distribution, mean, and standard deviation when necessary. Considering that the study data was collected at two different times, in terms of age range, the participants had a mean of 8.1 ± 1.3 years in 2019 and 12.3 ± 1.2 years in 2023. In the first and second moments of the research, respectively, in the context of educational training, the students were mostly in the 2nd year of elementary school (66%) and in the 6th year of elementary school (66%). Regarding the level of motor performance, at both times, the sample was predominantly classified as having insufficient coordination, with 66.8% and 76.8% of the participants in the first and second moments, respectively. The study also conducted a more detailed analysis of each of the four tasks applied to the students. In the comparison of the sample mean at the two different times (paired t-test), all four variables of coordinative performance (KTK test) showed a decrease in the means with significant differences between the results. The tests related to the evaluations of balance on the beam, lateral jump, and lateral transposition presented large effect sizes, with the single-leg jump variable being the only one that presented a medium to large effect size (d = 0.439). The results showed that the students presented a decrease in the average of the three tasks, which implies a worsening of the results in terms of coordinative skills when comparing the pre and post-pandemic period. Considering the outcomes caused in the pre and post-COVID-19 pandemic context, the retest conducted with the same elementary and middle school students, in the same environment, showed the same classification of insufficient coordination for motor skills. Tests such as KTK can be understood beyond their global results. The analysis of the results of the motor skills tasks (balance, rhythm, strength, speed, laterality, and spatiotemporal structure) seems to demonstrate that the time interval, crossed by the pandemic, caused significantly worse interference for the participants' results. Regarding academic performance, there was also a decrease in the means between the collection times, presenting statistical significance. For the effect size, both in mathematics (d = 0.604) and Portuguese (d = 0.754) were considered medium to large. Thus, the study concludes that there is a correlation between the negative interferences of the results of motor and cognitive skills among elementary school students before and after the pandemic.
Palavras-chave: Desempenho psicomotor
Cognição
Testes de coordenação corporal para crianças
Pandemias
KTK
Performance
Cognitive
Motor
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: SILVA JUNIOR, Ezequiel Luiz da. Caracterização do desempenho motor e acadêmico de estudantes da rede pública de ensino da cidade de Maceió-AL: avaliação pré e pós Covid-19. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16034
Data do documento: 13-set-2024
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