00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em investigação no estágio curricular em serviço social: direito ao registro civil de nascimento no SUS
Autor(es): Silva, Rosilda Vasconcellos da
Primeiro Orientador: Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee2: Juca, Mário Jorge
Resumo: Introdução: A Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) é uma metodologia ativa que transforma o educador em facilitador do aprendizado, incentiva a participação ativa dos alunos e desenvolve habilidades científicas através da investigação de problemas reais. No estágio curricular de Serviço Social, a pesquisa conecta técnicas cientificas com as necessidades da população atendida. A ABI utiliza Sequências de Ensino Investigativas (SEI) para explorar os conteúdos vivenciados, um exemplo é o tema da subnotificação do Registro Civil de Nascimento nas unidades hospitalares, que afeta os direitos de cidadania dos recém-nascidos. Objetivo: Analisar as contribuições da ABI, acerca do tema da subnotificação, durante o estágio curricular de Serviço Social. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, de caráter diagnóstico. A perspectiva metodológica é da pesquisa-ação, sendo utilizada a metodologia educacional da ABI nessa pesquisa-ação e desenvolvida por meio de quatro (04) SEI, sendo elas: Portifólio Reflexivo Digital; Pesquisa Documental Sistemática; Revisão sistemática integrativa e Pesquisa de campo de caráter diagnostico. A coleta de dados ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2023, na Maternidade do Hospital Professor Alberto Antunes (HUPAA). A análise do método de ABI foi realizada, a partir da elaboração de categorias temáticas, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin, e desenvolvida a partir do uso de Inteligência Artificial (AI), através do CHATGPT versão 3.5, sendo as repostas analisadas e contextualizadas pela pesquisadora principal. Este estudo é dividido em quatro artigos, que abordam as atividades didáticas de ensino, sendo eles: 1- Portifólio Reflexivo Digital na Aprendizagem Baseada em Investigação: uma análise no contexto do estágio curricular em serviço social; 2– Subnotificação de Registro de Nascimento na maternidade do HUPAA: pesquisa documental sistemática como uma SEI; 3– Registro de Nascimento nos primeiros momentos de vida: uma investigação na Maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, durante o estágio supervisionado e 4– Aprendizagem Baseada em Investigação e Estagio Curricular em Serviço Social: um encontro possível. Resultados e discussão: O método de ABI, no contexto da formação em Serviço, revelou a participação ativa das alunas, o desenvolvimento do aprendizado da temática estudada e de habilidades da cultura científica. Conclusão: As contribuições da ABI, acerca do tema da subnotificação, proporcionaram às alunas desenvolverem aprendizado e habilidades presentes na cultura científica.
Abstract: Introduction: Inquiry-Based Learning (IBL) is an active methodology that transforms educators into learning facilitators, encourages active student participation, and develops scientific skills through the investigation of real-world problems. In the Social Work curricular internship, research connects scientific techniques with the needs of the served population. IBL utilizes Investigative Teaching Sequences (ITS) to explore experienced content, such as the issue of underreporting civil birth registrations in hospital units, which affects the citizenship rights of newborns. Objective: To analyze the contributions of IBL regarding the underreporting theme during the Social Work curricular internship. Methodology: Qualitative, descriptive, exploratory, and diagnostic research. The methodological perspective is action research, utilizing the educational methodology of IBL in this action research and developed through four (04) ITS, including: Digital Reflective Portfolio; Systematic Documentary Research; Integrative Systematic Review; and Diagnostic Field Research. Data collection took place between June and December 2023 at the Maternity Hospital Professor Alberto Antunes (HUPAA). The analysis of the IBL method was conducted based on thematic categories, using Bardin's content analysis, and developed using Artificial Intelligence (AI), through CHATGPT version 3.5, with responses analyzed and contextualized by the principal researcher. This study is divided into four articles, covering teaching didactic activities: 1- Digital Reflective Portfolio in Inquiry-Based Learning: an analysis in the context of Social Work curricular internship; 2- Underreporting of Birth Registration at HUPAA Maternity: systematic documentary research as an ITS; 3- Birth Registration in the early moments of life: an investigation at the Maternity Hospital Professor Alberto Antunes during supervised internship; and 4- Inquiry-Based Learning and Social Work Curricular Internship: a possible encounter. Results and Discussion: The IBL method, in the context of Social Work education, revealed active student participation, learning development on the studied theme, and scientific culture skill development. Conclusion: The contributions of IBL regarding the underreporting theme provided students with learning and skills development present in scientific culture.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em investigação
Sequências de ensino investigativo
Registro civil - sub-notificação
Estágio curricular
Inquiry-based learning
Investigative teaching sequences
Underreporting of civil birth registration
Curricular internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Rosilda Vasconcellos da. Aprendizagem baseada em investigação no estágio curricular em serviço social: direito ao registro civil de nascimento no SUS. 2025. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. [Acompanha Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16017
Data do documento: 26-abr-2024
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