00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16002
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da eficiência técnica das escolas públicas estaduais do ensino médio na cidade de Maceió/Alagoas
Autor(es): Silva, Emily Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Monte, Madson Bruno da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Wesley Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Victor Diogho Heuer de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência técnica das escolas públicas estaduais de ensino médio em Maceió/Alagoas. Os dados revelam que o contexto educacional dessas instituições é precário, enfrentando grandes desafios. Portanto, é fundamental compreender como as escolas de Maceió estão utilizando seus recursos. A pesquisa é quantitativa, focando na mensuração da eficiência das escolas por meio da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), avaliando a eficiência técnica em relação aos insumos e produtos educacionais. Além disso, a pesquisa possui caráter descritivo, buscando estabelecer relações entre as variáveis analisadas e descrever o desempenho das escolas. Para o cálculo da eficiência, foram utilizados indicadores educacionais, considerando como inputs a média de horas-aula diárias, a média de alunos por turma, a adequação da formação docente e a regularidade dos docentes. Os outputs foram representados pela nota do Saeb e pela taxa de aprovação. A pesquisa abrangeu 45 instituições de ensino, dos quais 23 foram caracterizadas como eficientes, demonstrando uma utilização adequada dos recursos disponíveis. A escola menos eficiente, Profª Guiomar de Almeida Peixoto, obteve os resultados das variáveis semelhantes a algumas instituições eficientes, mas teve o menor desempenho, indicando que fatores não abordados, como infraestrutura e nível socioeconômico dos alunos, podem influenciar a eficiência escolar.
Abstract: This study aims to analyze the technical efficiency of public high schools in Maceió, Alagoas. The data reveal that the educational context of these institutions is precarious, facing major challenges. Therefore, it is essential to understand how schools in Maceió are using their resources. The research is quantitative, focusing on measuring the efficiency of schools through Data Envelopment Analysis (DEA), evaluating technical efficiency in relation to educational inputs and outputs. In addition, the research has a descriptive nature, seeking to establish relationships between the variables analyzed and describe the performance of schools. To calculate efficiency, educational indicators were used, considering as inputs the average number of daily class hours, the average number of students per class, the adequacy of teacher training and the regularity of teachers. The outputs were represented by the Saeb score and the approval rate. The research covered 45 educational institutions, of which 23 were characterized as efficient, demonstrating an adequate use of the available resources. The least efficient school, Profª Guiomar de Almeida Peixoto, obtained results similar to some efficient institutions, but had the lowest performance, indicating that unaddressed factors, such as infrastructure and students' socioeconomic level, can influence school efficiency.
Palavras-chave: Eficiência técnica
Escolas públicas – Maceió (AL)
Análise envoltória de dados
Indicadores educacionais
Technical efficiency
Public schools – Maceió (AL) Data envelopment analysis Educational indicators
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: SILVA, Emily Maria dos Santos. Análise da eficiência técnica das escolas públicas estaduais do ensino médio na cidade de Maceió/Alagoas. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16002
Data do documento: 7-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da eficiência técnica das escolas públicas estaduais do ensino médio na cidade de MaceióAlagoas.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.