00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monte, Madson Bruno da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7882492083928138pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Wesley Vieira da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1710286275396858pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Victor Diogho Heuer de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9961970112647545pt_BR
dc.creatorSilva, Emily Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-13T17:41:52Z-
dc.date.available2025-04-13-
dc.date.available2025-04-13T17:41:52Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.citationSILVA, Emily Maria dos Santos. Análise da eficiência técnica das escolas públicas estaduais do ensino médio na cidade de Maceió/Alagoas. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16002-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the technical efficiency of public high schools in Maceió, Alagoas. The data reveal that the educational context of these institutions is precarious, facing major challenges. Therefore, it is essential to understand how schools in Maceió are using their resources. The research is quantitative, focusing on measuring the efficiency of schools through Data Envelopment Analysis (DEA), evaluating technical efficiency in relation to educational inputs and outputs. In addition, the research has a descriptive nature, seeking to establish relationships between the variables analyzed and describe the performance of schools. To calculate efficiency, educational indicators were used, considering as inputs the average number of daily class hours, the average number of students per class, the adequacy of teacher training and the regularity of teachers. The outputs were represented by the Saeb score and the approval rate. The research covered 45 educational institutions, of which 23 were characterized as efficient, demonstrating an adequate use of the available resources. The least efficient school, Profª Guiomar de Almeida Peixoto, obtained results similar to some efficient institutions, but had the lowest performance, indicating that unaddressed factors, such as infrastructure and students' socioeconomic level, can influence school efficiency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiência técnicapt_BR
dc.subjectEscolas públicas – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectTechnical efficiencypt_BR
dc.subjectPublic schools – Maceió (AL) Data envelopment analysis Educational indicatorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleAnálise da eficiência técnica das escolas públicas estaduais do ensino médio na cidade de Maceió/Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a eficiência técnica das escolas públicas estaduais de ensino médio em Maceió/Alagoas. Os dados revelam que o contexto educacional dessas instituições é precário, enfrentando grandes desafios. Portanto, é fundamental compreender como as escolas de Maceió estão utilizando seus recursos. A pesquisa é quantitativa, focando na mensuração da eficiência das escolas por meio da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), avaliando a eficiência técnica em relação aos insumos e produtos educacionais. Além disso, a pesquisa possui caráter descritivo, buscando estabelecer relações entre as variáveis analisadas e descrever o desempenho das escolas. Para o cálculo da eficiência, foram utilizados indicadores educacionais, considerando como inputs a média de horas-aula diárias, a média de alunos por turma, a adequação da formação docente e a regularidade dos docentes. Os outputs foram representados pela nota do Saeb e pela taxa de aprovação. A pesquisa abrangeu 45 instituições de ensino, dos quais 23 foram caracterizadas como eficientes, demonstrando uma utilização adequada dos recursos disponíveis. A escola menos eficiente, Profª Guiomar de Almeida Peixoto, obteve os resultados das variáveis semelhantes a algumas instituições eficientes, mas teve o menor desempenho, indicando que fatores não abordados, como infraestrutura e nível socioeconômico dos alunos, podem influenciar a eficiência escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da eficiência técnica das escolas públicas estaduais do ensino médio na cidade de MaceióAlagoas.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.