00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As redes sociais como ferramenta de marketing digital na comunicação dos meios de hospedagem durante a pandemia da Covid-19: um estudo experimental no Instagram da Pousada Aconchego – Praia do Francês/AL
Autor(es): Silva, Alexsandra Cabral
Rocha, Karolynne Gomes da
Primeiro Orientador: Zozzoli, Jean Charles Jacques
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
metadata.dc.contributor.referee2: Callou, Manuela Rau de Almeida
Resumo: Os objetivos fundamentais do presente TCC consistiram em identificar e explorar, no quadro das redes sociais digitais e no caso do setor de hospedagem em pousadas alagoanas durante a pandemia da Covid-19, estratégias viáveis de marketing e de comunicação, em especial durante o período de 31/12/2020 a 19/02/2021 numa praia do litoral sul. O objeto de estudo foi a Pousada Aconchego - Praia do Francês/AL. O trabalho foi realizado em quatro etapas. Inicialmente, buscou-se informações acerca da pandemia e de seus principais impactos na economia, principalmente em relação ao setor do turismo. Em seguida, numa revisão de literatura ligada às questões abordadas, elaborou-se um referencial teórico que se apoia em conceituações teóricas que se complementam: recorreu-se assim em especial a conceitos de Castells, Lévy, Kotler, Torres bem como organizados por Müller. Num terceiro momento, após ter procedido a uma rápida análise PESTEL e ter efetuado uma análise SWOT ligada às mídias digitais da pousada objeto de estudo, criou-se uma campanha de comunicação, sobretudo com ações de relações públicas e publicidade relacionadas ao seu perfil no Instagram. Por fim, realizou-se uma análise das métricas obtidas na terceira etapa, com o intuito de avaliar quais estratégias foram mais assertivas e quais conteúdos geraram mais engajamento da parte do público da pousada, possibilitando assim estreitar os laços com seus seguidores/clientes e aumentar o número de reservas durante a pandemia.
Abstract: The fundamental objectives of this Final Paper were to identify and explore, within the framework of digital social networks and in the case of the accommodation sector in Alagoas inns during the Covid-19 pandemic, viable marketing and communication strategies, especially during the period of 12/31/2020 to 02/19/2021 on a beach on the south coast. The object of study was the Pousada Aconchego - Praia do Francês/AL. The work was carried out in four stages. Initially, information was sought about the pandemic and its main impacts on the economy, especially in the tourism sector. Then, in a review of the literature linked to the issues addressed, a theoretical framework was elaborated that is supported by theoretical concepts that complement each other: thus resorting in particular to concepts by Castells, Lévy, Kotler, Torres as well as those organized by Müller. In a third moment, after having carried out a quick PESTEL analysis and having carried out a SWOT analysis linked to the digital media of the inn object of study, a communication campaign was created, especially with public relations and advertising actions related to its profile on Instagram. Finally, an analysis of the metrics obtained in the third stage was carried out, to assess which strategies were more assertive and which contents generated more engagement on the part of the inn's public, thus making it possible to strengthen ties with its followers/customers and increase the number of bookings during the pandemic.
Palavras-chave: Redes sociais digitais
Hospedagem
Pousadas - Alagoas
Covid - 19 (Pandemia)
Merketing digital
Turismo
Digital Marketing
Social Networks
Tourism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SILVA, Alexsandra Cabral; ROCHA, Karolynne Gomes da. As redes sociais como ferramenta de marketing digital na comunicação dos meios de hospedagem durante a pandemia da Covid-19: um estudo experimental no Instagram da Pousada Aconchego – Praia do Francês/AL. 2025. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15969
Data do documento: 20-jul-2022
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