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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15961
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gestão democrática e participativa: a prática de uma escola de ensino infantil e fundamental |
Autor(es): | Gonzaga, Ireni Gomes Ferreira |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Irailde Correia de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Abdizia Maria Alves |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo ampliar conhecimentos relativos à gestão da educação e da escola, buscando compreender os caminhos e processos de construção de práticas democráticas, tendo como lócus uma escola pública municipal, situada no município de São José da Tapera, no sertão alagoano. Buscouse investigar como os gestores escolares, no cotidiano, compreendem e constroem o princípio constitucional da gestão democrática, os mecanismos que utilizam para envolver todos os segmentos: professores, funcionários, estudantes e famílias nas decisões da escola. Para tanto, utilizou-se elementos da pesquisa qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos de diversos teóricos e pesquisadores da área e estudo de práticas de gestão escolar, tendo como foco a perspectiva dos gestores da escola, buscando investigar em que medida a instituição em questão trabalha de forma democrática. Foi evidenciado que a referida escola, desenvolve seu trabalho de forma coletiva e que os gestores são ativos e incentivadores da participação dos segmentos, docentes, funcionários, pais, e discentes na organização e gestão da escola. |
Abstract: | This study aimed to expand knowledge regarding education and school management, seeking to understand the paths and processes of construction of democratic practices, having as locus a municipal public school, located in the municipality of São José da Tapera, in the backlands of Alagoas. The aim was to investigate how school managers, in their daily lives, understand and construct the constitutional principle of democratic management, the mechanisms they use to involve all segments: teachers, staff, students and families in school decisions. To this end, elements of qualitative research were used, involving bibliographical studies of several theorists and researchers in the area and study of school management practices, focusing on the perspective of school managers, seeking to investigate to what extent the institution in question works democratically. It was evidenced that the aforementioned school develops its work collectively and that the managers are active and encourage the participation of the segments, teachers, staff, parents and students in the organization and management of the school. |
Palavras-chave: | Gestão Democrática Escola participativa Trabalho coletivo Democratic Management Participatory School Collective Work |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | GONZAGA, Ireni Gomes Ferreira. Gestão democrática e participativa: a prática de uma escola de ensino infantil e fundamental. 2025. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15961 |
Data do documento: | 15-jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
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