00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Irailde Correia de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450276332041514pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.creatorGonzaga, Ireni Gomes Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2667388496167838pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T14:52:56Z-
dc.date.available2025-04-09-
dc.date.available2025-04-09T14:52:56Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.citationGONZAGA, Ireni Gomes Ferreira. Gestão democrática e participativa: a prática de uma escola de ensino infantil e fundamental. 2025. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15961-
dc.description.abstractThis study aimed to expand knowledge regarding education and school management, seeking to understand the paths and processes of construction of democratic practices, having as locus a municipal public school, located in the municipality of São José da Tapera, in the backlands of Alagoas. The aim was to investigate how school managers, in their daily lives, understand and construct the constitutional principle of democratic management, the mechanisms they use to involve all segments: teachers, staff, students and families in school decisions. To this end, elements of qualitative research were used, involving bibliographical studies of several theorists and researchers in the area and study of school management practices, focusing on the perspective of school managers, seeking to investigate to what extent the institution in question works democratically. It was evidenced that the aforementioned school develops its work collectively and that the managers are active and encourage the participation of the segments, teachers, staff, parents and students in the organization and management of the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectEscola participativapt_BR
dc.subjectTrabalho coletivopt_BR
dc.subjectDemocratic Managementpt_BR
dc.subjectParticipatory Schoolpt_BR
dc.subjectCollective Workpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão democrática e participativa: a prática de uma escola de ensino infantil e fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo ampliar conhecimentos relativos à gestão da educação e da escola, buscando compreender os caminhos e processos de construção de práticas democráticas, tendo como lócus uma escola pública municipal, situada no município de São José da Tapera, no sertão alagoano. Buscouse investigar como os gestores escolares, no cotidiano, compreendem e constroem o princípio constitucional da gestão democrática, os mecanismos que utilizam para envolver todos os segmentos: professores, funcionários, estudantes e famílias nas decisões da escola. Para tanto, utilizou-se elementos da pesquisa qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos de diversos teóricos e pesquisadores da área e estudo de práticas de gestão escolar, tendo como foco a perspectiva dos gestores da escola, buscando investigar em que medida a instituição em questão trabalha de forma democrática. Foi evidenciado que a referida escola, desenvolve seu trabalho de forma coletiva e que os gestores são ativos e incentivadores da participação dos segmentos, docentes, funcionários, pais, e discentes na organização e gestão da escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão democrática e participativa a prática de uma escola de ensino infantil e fundamental.pdf473.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.