00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15936
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Competências do professor de biologia: o Programa de Residência Pedagógica como espaço de formação
Autor(es): Santos, Mychelle Ramos dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Giana Raquel
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Júlio César de Oliveira
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso aborda as competências do professor de Biologia no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP), explorando-o como espaço de formação em ambientes de Educação Básica. A pesquisa busca responder quais competências são desenvolvidas no PRP e tem como objetivo geral investigar essas competências na formação inicial dos licenciandos. Os objetivos específicos incluem a descrição do PRP, das competências docentes, e a identificação das competências desenvolvidas no PRP de Biologia/UFAL. O trabalho discute o PRP, competências docentes, a BNCC e as competências do professor de Biologia. A metodologia adotada é descritiva, qualitativa, com análise documental de artigos científicos e relatórios dos residentes. Os resultados apontam que as competências desenvolvidas incluem organizar situações de aprendizagem, administrar a progressão, utilizar novas tecnologias, trabalhar em equipe e gerenciar a formação contínua dos docentes.
Abstract: This Course Conclusion Work addresses the competencies of Biology teachers within the context of the Pedagogical Residency Program (PRP), exploring it as a space for training in basic education environments. The research aims to answer which competencies are developed in the PRP and has as its main objective to investigate these competencies in the initial training of students. The specific objectives include describing the PRP, teacher competencies, and identifying the competencies developed in the PRP for Biology/UFAL. The work discusses the PRP, teaching competencies, the BNCC, and the competencies of Biology teachers. The methodology used is descriptive and qualitative, with a documentary analysis of scientific articles and residents' reports. The results show that the competencies developed include organizing learning situations, managing progression, using new technologies, working in teams, and managing continuous teacher training.
Palavras-chave: Competência docente
Formação inicial
Programa de Residência Pedagógica
Professor de biologia
Teaching competence
Initial training
Pedagogical Residency Program
Biology teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SANTOS, Mychelle Ramos dos. Competências do professor de biologia: o Programa de Residência Pedagógica como espaço de formação. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15936
Data do documento: 13-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Competências do professor de biologia o Programa de Residência Pedagógica como espaço de formação.pdf865.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.