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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15895
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Diretrizes curriculares para a formação docente: concepções em disputa |
Autor(es): | Lima, Bruna Regina da Silva |
Primeiro Orientador: | Melo, Kátia Maria Silva de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Silvana Paulina de |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise das diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura presentes na Resolução CNE/CP nº 2 de 2019, confrontando-as com a Resolução CNE/CP nº 02 de 2015. Objetivamos analisar o discurso oficial presente em tal Resolução, de maneira a explicar que as diretrizes propostas em 2019 se referem a conjuntura política do ano de 2016. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a Análise do Discurso (AD), filiada à Pêcheux, que considera o texto enquanto materialidade do discurso, produzido em determinadas condições histórico-sociais e a Pedagogia Histórico-Crítica, fundada por Dermeval Saviani, norteada pelo Materialismo Histórico-Dialético. Segundo a AD, o discurso produzido tem vestígios de discursos anteriores, de palavras, frases ou sentenças que não são puramente ditas, mas fazem parte de uma posição histórica, política e ideológica. Visando realizar a análise referida, selecionamos sequências discursivas da Resolução CNE/CP nº 2 de 2019 e CNE/CP nº 2 de 2015, focalizando o currículo da formação de professores da Educação Básica e chegamos à conclusão de que o discurso oficial da Resolução de 2019 se filia aos interesses da burguesia, a ideologia capitalista e neoliberal. |
Palavras-chave: | Formação de professores Diretrizes curriculares Cursos de licenciatura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Bruna Regina da Silva. Diretrizes curriculares para a formação docente: concepções em disputa. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15895 |
Data do documento: | 24-fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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