00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Danilo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170508611402457pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Ana Paula Silva-
dc.contributor.referee2Lucindo, William Robson Soares-
dc.creatorSantos, Crisley Karolayne Borges dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2506379227870790pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T16:50:54Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.available2025-04-02T16:50:54Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Crisley Karolayne Borges dos. Explorando o estágio supervisionado como espaço de construção do conhecimento docente no ensino de história. 2025. [54] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15892-
dc.description.abstractThis Course Completion Work aims to analyze the Supervised Internship as a significant space in pedagogical training and teaching knowledge in History Teaching, before and after the COVID-19 pandemic, based on experiences lived in the three grades of High School in public schools in the city of Maceió. To this end, schools were contacted to work out the details of the development of supervised internships. The supervised internships were carried out at Prof. State Schools. Afrânio Lages, Prof. Margarez Maria Santos Lacet and Alfredo Gaspar de Mendonça (at the end of the pandemic, and conducting). By analyzing methodological procedures in order to meet the need that the pandemic caused in the classroom, we seek to improve our teaching techniques and the teaching offered in the classroom. Seeking to reflect on history teaching and teaching practice, we used as a theoretical basis the conceptual contributions of: Libâneo (1990) Bittencourt (2008), Schmidit (2004), Zabala (1998), Tardif (2002), from the perspective of these authors reflect on history teaching and pedagogical practice in high school. Furthermore, we problematize the internship as a field of research in history, taking into account its importance in teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEstágio supervisiondaopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleExplorando o estágio supervisionado como espaço de construção do conhecimento docente no ensino de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar o Estágio Supervisionado enquanto espaço significativo na formação pedagógica e dos saberes docentes no Ensino de História, antes e após a pandemia do COVID-19, a partir de experiências vivenciadas nas três séries do Ensino Médio em escolas públicas da cidade de Maceió. Para isso, as escolas foram procuradas para acertarmos os detalhes do desenvolvimento dos estágios supervisionados. Os estágios supervisionados foram realizados nas Escolas Estaduais Prof. Afrânio Lages, Profa. Margarez Maria Santos Lacet e Alfredo Gaspar de Mendonça (ao final da pandemia, e com regência). Fazendo uma análise de procedimentos metodológicos de forma a suprir a necessidade que a pandemia causou em sala de aula, buscamos melhorar nossas técnicas de ensino e o ensino ofertado em sala de aula. Buscando refletir sobre o ensino de história e a prática docente usamos como embasamento teórico as contribuições conceituais de: José Carlos Libâneo (2006), Circe Bittencourt (2008), Maria Auxiliadora Schmidit (2004), Antoni Zabala (1998), Maurice Tardif (2002), para a partir da perspectiva desses autores refletir sobre o ensino de história e a prática pedagógica no ensino médio. Além disso, problematizamos o estágio enquanto campo de pesquisa em história, levando em consideração sua importância na formação docente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Explorando o estágio supervisionado como espaço de construção do conhecimento docente no ensino de história.pdfExplorando o estágio supervisionado como espaço de construção do conhecimento docente no ensino de história1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.