00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paz, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee1Diógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.referee2Santos, Geisa Ferreira dos-
dc.contributor.referee3Santos, Raqueline da Silva-
dc.creatorAlmeida, Renata Ferreira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6366712457026438pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-31T21:24:09Z-
dc.date.available2025-03-31-
dc.date.available2025-03-31T21:24:09Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationALMEIDA, Renata Ferreira. O método do estudo imanente e a pedagogia da autonomia: “segundo capítulo: ensinar não é transferir conhecimento”. 2025. 115 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15847-
dc.description.abstractThis Final Course Work (TCC), prepared as part of the requirements for obtaining a Bachelor's Degree in Pedagogy from the Federal University of Alagoas, is the result of an immanent study of the second chapter of the book Pedagogy of Autonomy, by Paulo Freire, entitled "Teaching is not transferring knowledge". The main objective of this work is to conduct a bibliographic survey of the second chapter of the book Pedagogy of Autonomy, by Paulo Freire, using the Immanent Study Method, which is dedicated to the analysis of the category "study". In it, the author questions the traditional view of teaching, also known as "banking education", in which the educator is seen as the absolute holder of knowledge, while the student is reduced to a passive receiver. Freire argues that this approach does not promote autonomy or the active participation of students in the educational process. For him, teaching does not consist of transferring knowledge, but in valuing dialogue, the exchange of experiences and the collective construction of knowledge. In view of this, we sought to understand how this process occurs and how students can develop their intellectual autonomy. We recognize that this autonomy is stimulated through regular, systematic and methodical study. It was precisely the method of immanent study that guided the elaboration of this work. The method of immanent study is a systematic procedure, an application and/or a methodology for conducting studies of a bibliographic nature focused on the analysis and critical understanding of the books, theses and dissertations studied. Its objective is to enhance the cognitive capacity for production, socialization and appropriation of knowledge, thus contributing to the integral formation of the individual. As a result of this study, we verified through the critical analytical diary that immanent study has contributed to forging the intellectual autonomy of those who place themselves in the position of scholars and overcoming banking pedagogy, by enabling the overcoming of the mechanistic act of transferring knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomia intelectualpt_BR
dc.subjectEstudo regularpt_BR
dc.subjectEstudo sistemático e metódicopt_BR
dc.subjectEducação bancáriapt_BR
dc.subjectEstudo imanentept_BR
dc.subjectIntellectual autonomypt_BR
dc.subjectRegular studypt_BR
dc.subjectSystematic and methodical studypt_BR
dc.subjectBanking educationpt_BR
dc.subjectImmanent studypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO método do estudo imanente e a pedagogia da autonomia: “segundo capítulo: ensinar não é transferir conhecimento"pt_BR
dc.title.alternativeThe method of immanent study and the pedagogy of autonomy: "second chapter: teaching is not transferring knowledge"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaborado como parte dos requisitos para a obtenção do diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, é fruto do estudo imanente realizado sobre o segundo capítulo do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, intitulado "Ensinar não é transferir conhecimento". O objetivo principal deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico do segundo capítulo do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, utilizando o Método do Estudo Imanente, que se dedica à análise da categoria "estudo". Nele, o autor questiona a visão tradicional de ensino, também conhecida como “educação bancária”, na qual o educador é percebido como o detentor absoluto do conhecimento, enquanto o educando é reduzido a um receptor passivo. Freire argumenta que essa abordagem não promove a autonomia nem a participação ativa dos educandos no processo educativo. Para ele, ensinar não consiste em transferir conhecimento, mas em valorizar o diálogo, a troca de experiências e a construção coletiva do saber. Diante disso, buscamos compreender como se dá esse processo e como os educandos podem desenvolver sua autonomia intelectual. Reconhecemos que essa autonomia é estimulada por meio de um estudo regular, sistemático e metódico. Foi justamente o método do estudo imanente que orientou a elaboração deste trabalho. O método do estudo imanente é um procedimento sistemático, um aplicativo e/ou uma metodologia para realização de estudos de natureza bibliográfica voltada para a análise e a compreensão crítica dos livros, teses e dissertações estudadas. Seu objetivo é potencializar a capacidade cognitiva de produção, socialização e apropriação de conhecimentos, contribuindo, assim, para a formação integral do indivíduo. Como resultado deste estudo, verificamos, por meio do diário crítico analítico, que o estudo imanente tem contribuído para forjar a autonomia intelectual dos que se colocam na condição de estudiosos e superando a pedagogia bancária, ao possibilitar a superação mecanista do ato de transferir conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O metodo do estudo imanente e a pedagogia da autonomia.pdfO método do estudo imanente e a pedagogia da autonomia: “segundo capítulo: ensinar não é transferir conhecimento”955.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.