Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Torres, Andresso Marques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5767546693723657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ana Karla Loureiro da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2373055555164834 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Luisa Tenório dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2140820379673206 | pt_BR |
dc.creator | Santana, Viviane Teles de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-31T19:40:38Z | - |
dc.date.available | 2025-03-31 | - |
dc.date.available | 2025-03-31T19:40:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Viviane Teles de. Idosas no ensino superior da UFAL: experiências formativas e relações com a universidade. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15844 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes idosas | pt_BR |
dc.subject | Narrativas do ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Permanência universitária | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Idosas no ensino superior da UFAL: experiências formativas e relações com a universidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo compreender o que narram as idosas estudantes do ensino superior, sobre seus percursos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Partiu-se da seguinte problemática: O que narram as estudantes idosas no ensino superior em seus percursos na Universidade Federal de Alagoas? Metodologicamente, enveredou-se pela abordagem qualitativa, fazendo uso da entrevista narrativa, na qual houve a abordagem de suas histórias pessoais, escolares, motivações, desafios e aspirações no contexto acadêmico, sobretudo na Ufal. Os resultados revelaram uma diversidade de experiências e perspectivas entre as estudantes idosas, evidenciando, entre outros aspectos, a negação de direito à educação, as conquistas na trajetória de vida, a busca pelo conhecimento como motivação central para ingressar na universidade e o desejo de ampliar horizontes intelectuais explorando novas áreas de interesse. Para essas mulheres, permanecer estudando representou superar desafios singulares, enfrentando preconceitos, barreiras sociais e culturais relativas à idade. Além disso, a continuidade dos estudos tem proporcionado bem-estar físico e mental, bem como realização pessoal e profissional, com perspectivas de concretização de sonhos futuros. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Idosas no ensino superior da UFAL_experiências formativas e relações com a universidade.pdf | Idosas no ensino superior da UFAL: experiências formativas e relações com a universidade | 277.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.