00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15809
Tipo: Dissertação
Título: Metodologias de ensino utilizadas na educação online e sua repercussão na interação professor/aluno/tutor: o caso do curso de Física licenciatura da Universidade Aberta do Brasil/UFAL
Título(s) alternativo(s): Teaching methodologies used in online education and its impact on the interaction/ teacher/student/tutor: the case of the Physics course at the Open University of Brazil/UFAL
Autor(es): Silva, Maria Luzia Rocha da
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Resumo: Esta pesquisa propõe metodologias de ensino utilizadas no curso de graduação em Física licenciatura da Universidade Aberta do Brasil UAB/UFAL, e sua repercussão na interação entre alunos, professores e tutores. Descreve-se também o processo de aprendizagem interativo por meio de atividades propostas pelos professores no ambiente online. Tem como objetivo propor procedimentos metodológicos que possibilitem melhoria no processo interativo em curso de formação de professores que visem facilitar a comunicação e interlocução entre todos os envolvidos em processo de educação. O estudo teve a finalidade de identificar até que ponto o curso de Física licenciatura modalidade a distância vem promovendo interação entre todos os envolvidos no processo de EAD, através das atividades propostas no ambiente online do curso foram aplicados questionários com os professores alunos e tutores por via dos quais têm-se a opinião dos envolvidos a respeito das interações realizadas pelos tutores e alunos por meio dos métodos utilizados pelos professores nas disciplinas analisadas do 1º e 2º semestre denominadas como (professor 1, professor 2 e professor 3 ) já que os mesmos ministraram as disciplinas nos dois semestres respectivos. A partir dos resultados das análises dos questionários foi apresentado um estudo de caso com o curso de Física UAB/UFAL. O resultado da pesquisa apontou para alguns fatores voltados para metodologias de ensino que possibilitam interação, atrelados ao relacionamento e motivação entre os envolvidos, conteúdos e atividades desenvolvidas pelo professor, autonomia por parte dos alunos e principalmente a necessidade de interações online.
Abstract: This research proposes teaching methods used in undergraduate degree in Physics from the Open University of Brazil UAB / UFAL, and their impact on the interaction between students, teachers and tutors. It also describes the process of learning through interactive activities proposed by teachers in the online environment. Its objective is to propose methodological procedures that enable improvement in the interactive training course for teachers to facilitate the communication and dialogue among all stakeholders in the education process. The study aimed to identify the extent to which undergraduate physics course distance mode has promoted interaction between all involved in distance education through the activities proposed in the online environment of the course were administered to teachers and tutors students by of which have been the views of stakeholders on the interactions made by tutors and students through the methods used by teachers in the subjects considered in the 1st and 2nd semester termed as (1 teacher, 2 teacher and teacher 3) since they ministered subjects in their two semesters. From the results of the analysis of the questionnaires was presented a case study of the physics course UAB / ward. The survey results pointed to some factors focused on teaching methods that enable interaction, coupled relationship and motivation among stakeholders, content and activities developed by teacher autonomy by the students and especially the need for online interactions.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Professores – Formação
Interações online
Aprendizagem – Metodologia
Educational technology
Teachers – Training
Online interactions
Learning – Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Maria Luiza Rocha da. Metodologias de ensino utilizadas na educação online e sua repercussão na interação professor/aluno/tutor: o caso do curso de Física licenciatura da Universidade Aberta do Brasil/UFAL. 2025. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15809
Data do documento: 3-nov-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.