00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15807
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoas
Autor(es): Moura, Aden Charles Bertoldo de
Primeiro Orientador: Bezerra, Antonio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Clara Suassuna
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Wellington da Silva
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir a partir experiências didáticas a importância da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, do Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica no Ensino de História na rede estadual de ensino de Alagoas, que são ofertados pela Universidade Federal de Alagoas. A realização deste trabalho foi amparado nos textos discutidos em sala de aula e nas reuniões dos Grupos de Trabalhos em Ensino de História, bem como na vivência em sala de aula e das ações desenvolvidas enquanto bolsista dos programas de formação inicial de professores em escolas públicas da educação básica de ensino. De maneira que busco compreender o Ensino de História na rede estadual sob o prisma dos processos formativos. Adiante, procuro entender a importância disto na construção da identidade profissional destes licenciandos. Esse diálogo nos espaços de saberes propõe métodos didáticos pedagógicos arrojados face à nova realidade presente.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar a partir de experiencias didácticas la importancia del Internado Obligatorio Supervisado, los Programas Institucionales de Becas de Iniciación a la Enseñanza y el Programa de Residencia Pedagógica en Enseñanza de la Historia en la red estatal de educación de Alagoas, que son ofrecidos por la Universidad Federal de Alagoas. La realización de este trabajo estuvo sustentada en los textos discutidos en el aula y en las reuniones de los Grupos de Trabajo de Enseñanza de la Historia, así como en la experiencia en el aula y en las acciones desarrolladas como becaria de los programas de formación inicial para docentes de escuelas públicas de la red de educación básica. De modo que busco comprender la Enseñanza de la Historia en la red estatal desde el prisma de los procesos formativos. Más adelante trato de comprender la importancia de esto en la construcción de la identidad profesional de estos egresados. Este diálogo en los espacios del saber propone métodos didácticos pedagógicos audaces frente a la nueva realidad presente.
Palavras-chave: Formação de professores
Prática pedagógica
História- estudo e ensino
Teacher training
Pedagogical practice
History- study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: MOURA, Aden Charles Bertoldo de. Formação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoas. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15807
Data do documento: 19-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoas.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.