00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antonio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Clara Suassuna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8548216840649489pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Wellington da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278654200117294pt_BR
dc.creatorMoura, Aden Charles Bertoldo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2743666530514787pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-20T15:59:26Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-03-20T15:59:26Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.citationMOURA, Aden Charles Bertoldo de. Formação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoas. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15807-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo reflexionar a partir de experiencias didácticas la importancia del Internado Obligatorio Supervisado, los Programas Institucionales de Becas de Iniciación a la Enseñanza y el Programa de Residencia Pedagógica en Enseñanza de la Historia en la red estatal de educación de Alagoas, que son ofrecidos por la Universidad Federal de Alagoas. La realización de este trabajo estuvo sustentada en los textos discutidos en el aula y en las reuniones de los Grupos de Trabajo de Enseñanza de la Historia, así como en la experiencia en el aula y en las acciones desarrolladas como becaria de los programas de formación inicial para docentes de escuelas públicas de la red de educación básica. De modo que busco comprender la Enseñanza de la Historia en la red estatal desde el prisma de los procesos formativos. Más adelante trato de comprender la importancia de esto en la construcción de la identidad profesional de estos egresados. Este diálogo en los espacios del saber propone métodos didácticos pedagógicos audaces frente a la nueva realidad presente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectHistória- estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectHistory- study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleFormação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo refletir a partir experiências didáticas a importância da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, do Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica no Ensino de História na rede estadual de ensino de Alagoas, que são ofertados pela Universidade Federal de Alagoas. A realização deste trabalho foi amparado nos textos discutidos em sala de aula e nas reuniões dos Grupos de Trabalhos em Ensino de História, bem como na vivência em sala de aula e das ações desenvolvidas enquanto bolsista dos programas de formação inicial de professores em escolas públicas da educação básica de ensino. De maneira que busco compreender o Ensino de História na rede estadual sob o prisma dos processos formativos. Adiante, procuro entender a importância disto na construção da identidade profissional destes licenciandos. Esse diálogo nos espaços de saberes propõe métodos didáticos pedagógicos arrojados face à nova realidade presente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoas.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.