00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15776
Tipo: Dissertação
Título: Leitura na educação de jovens e adultos: um estudo de eventos e práticas de letramento em salas de aula do 1º segmento
Título(s) alternativo(s): Lectura em la educación de jóvenes y adultos: un estudio de eventos y prácticas de letramento em clases del 1º segmento
Autor(es): Cavalcante, Valéria Campos
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Francisca Oliveira
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como foco os eventos e práticas de letramento, realizados em aulas de leitura. Os sujeitos investigados são pessoas que possuem conhecimentos adquiridos na vida cotidiana, através das experiências com familiares, comunidade, mundo do trabalho, e com múltiplas entradas e saídas da escola. A investigação objetivou analisar os eventos e práticas de letramento, ocorridos nas aulas de leitura nas turmas de pós-alfabetização do I Segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola pública municipal, situada na periferia urbana de Maceió. A natureza da pesquisa configura-se como qualitativo-interpretativa, baseada em estudo de caso. Alguns autores que contribuíram para esta pesquisa foram: Beisiegel (1974), Fávero (1984), Freire (1977, 2001, 2003, 2005), Freitas, M. (2007), Koch (2002), Koch e Elias (2006), Kleiman (1989), Marcuschi (2001, 2002, 2005), Ribeiro (2002, 2003), Silva (1999), Silveira (2005, 2006), Soares (1998, 2002, 2003, 2004), entre outros. Os resultados de nossa análise indicam que na escola pesquisada, sobretudo no I Segmento da EJA, não se compreende a importância da leitura para a ampliação do letramento dos sujeitos, uma vez que esta permanece ocupando um lugar secundário nos projetos pedagógicos e, consequentemente, na prática de sala de aula. Analisando as práticas das professoras ficou explícito que ambas apresentaram diversas dificuldades no trato com a leitura e letramento dos educandos. Essas professoras, não possuem a formação específica para atuar na EJA, bem como, desconhecem os fundamentos linguísticos, necessários às atividades para trabalharem a leitura. Sendo assim, agem muitas vezes baseadas na intuição, ou transplantam para a modalidade práticas pedagógicas que vivenciaram em seu período de escolarização. Com este trabalho esperamos provocar um repensar na formação inicial e continuada dos docentes que atuam na EJA, que não adquiriram conceitos específicos referentes ao ensino de leitura.
Abstract: RESUMEN Este trabajo es el resultado de una investigación que tuvo como foco los eventos y prácticas de letramento, realizados en aulas de lectura. Los sujetos investigados son personas que poseen conocimientos adquiridos en la vida cotidiana, a través de las experiencias com familiares, comunidad, mundo del trabajo, y con múltiples entradas y salidas de la escuela. La investigación objetivou analizar los eventos y prácticas de letramento, ocurridos en las aulas de lectura en las turmas de polvos-alfabetização del I Segmento de la Enseñanza Fundamental de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en una escuela pública municipal, situada en La periferia urbana de Maceió. La naturaleza de la investigación configura-se como qualitativointerpretativa, basada en estudio de caso. Algunos autores que contribuyeron para esa investigación fueron: Beisiegel (1974), Fávero (1984), Freire (1977, 2001, 2003, 2005), Freitas, M. (2007), Koch (2002), Koch e Elias (2006), Kleiman (1989), Marcuschi (2001, 2002, 2005), Ribeiro (2002, 2003), Silva (1999), Silveira (2005, 2006), Soares (1998, 2002, 2003, 2004), entre otros. Los resultados de nuestra analice indican que en la escuela investigada, sobre todo en el I Segmento de la EJA, no se comprende la importancia de La lectura para la ampliación del letramento de los sujetos, una vez que esta permanece ocupando un lugar secundario en los proyectos pedagógicos y consecuentemente en la práctica de sala de aula. Analizando las prácticas de las profesoras quedó explícito que ambas presentaron diversas dificultades en el trato con la lectura y letramento de los educandos. Esas profesoras, no poseen una formación específica para tutear en la EJA, así como, desconocen los fundamentos linguísticos, necesarios las actividades para trabajar lectura. Siendo así, actúan muchas veces basadas en la intuição, o trasplantan para la modalidad prácticas pedagógicas que vivenciaram en su periodo de escolarizacion. Con este trabajo esperamos que provoquemos un repensar en la formación inicial y continuada de los docentes que tutéan em la EJA, que no adquirieron, conceptos específicos referentes a la enseñanza de lectura.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Leitura
Letramento
Educación de jóvenes y adultos
Alfabetismo
Lectura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CAVALCANTE, Valéria Campos. Leitura na educação de jovens e adultos: um estudo de eventos e práticas de letramento em salas de aula do 1º segmento. 2025. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15776
Data do documento: 23-set-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.