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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15769
Tipo: | Dissertação |
Título: | Neoliberalismo e educação de qualidade na perspectiva do trabalho |
Título(s) alternativo(s): | Is It possible for the state to offer quality education in the work Perspective? |
Autor(es): | Teixeira Júnior, Aguinaldo |
Primeiro Orientador: | Bertoldo, Maria Edna de Lima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Frederico Jorge Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira |
Resumo: | O objeto deste trabalho é a qualidade da educação oferecida às classes subalternas ou classes dominadas, e o problema levantado consiste no seguinte: é possível o Estado oferecer uma educação de qualidade na perspectiva do trabalho? A pesquisa, de caráter teórico, fundamenta-se na teoria social de Marx e seus seguidores, a exemplo de Lukács, Mészáros, Lessa e Tonet. Tem o propósito de verificar a hipótese da existência, na sociedade capitalista, de uma educação de qualidade para os dominados; embora ela seja uma impossibilidade ontológica, não se elimina a possibilidade histórica de sua efetivação pela classe trabalhadora. A ideologia hegemônica da educação escolar disseminada pelo Estado classista não permite o acesso a uma educação que tenha como horizonte a emancipação do homem. Ao contrário, a escola tem como função a formação da força de trabalho e, principalmente, a transmissão da ideologia em que são repassados valores, ideias e comportamentos consonantes com os interesses do capital. A análise da qualidade da educação em alguns teóricos, como, por exemplo, Libâneo e Demo, com arrimo na ontologia marxiana, permitiu constatar que para eles a cidadania representa o horizonte máximo; neste, a educação está acompanhada de diversas propostas teórico-pedagógicas — gestão democrática, construtivismo, pluralismo metodológico, educação a distância, ciência, livro didático, currículo e interdisciplinaridade —, que, por sua vez, configuram-se a saída para uma educação democrática e de qualidade para “todos”. |
Abstract: | The main idea of this work is the quality of education offered to lower and oppressed classes, and the problem raised is the following: is it possible for the State to offer quality education in the work perspective? This research is theoretical and based on the social theory of Marx and his followers, such as Lukacs, Mészáros, Lessa and Tonet. Its purpose is to verify the hypothesis of the existence, in a capitalist society, of a quality education for the oppressed. Though it is an ontological impossibility, it doesn’t eliminate the historical possibility of the accomplishment of this quality education by the working class. The hegemonic ideology of education disseminated by the class does not allow access to an education that has the emancipation of man as a goal. Instead, the school has as its objective the establishment of the workforce, and especially the transmission of ideology through which are set values, ideas and behaviors combined with the interests of the capital. The analysis of the quality of education for some theorists, for example, Lebanon, and Demo, with retaining the Marxist ontology, appears that for them citizenship represents the maximum horizon; in such, education is accompanied by various theoretical and pedagogical proposals — democracy, constructivism, methodological pluralism, distance education, science, textbook, curriculum and interdisciplinary work — which, are configured as an output to a democratic education and quality standards for "all". |
Palavras-chave: | Educação e Estado Qualidade (Educação) Neoliberalismo Trabalho e educação Education and State Quality (Education) Neoliberalism Work and education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | TEIXEIRA JUNIOR, Aguinaldo. Neoliberalismo e educação de qualidade na perspectiva do trabalho. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15769 |
Data do documento: | 3-dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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