00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Maria Edna de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676421842402194pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Frederico Jorge Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7944751664196175pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.creatorTeixeira Júnior, Aguinaldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3468688848166006pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-17T20:26:00Z-
dc.date.available2025-03-17-
dc.date.available2025-03-17T20:26:00Z-
dc.date.issued2009-12-03-
dc.identifier.citationTEIXEIRA JUNIOR, Aguinaldo. Neoliberalismo e educação de qualidade na perspectiva do trabalho. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15769-
dc.description.abstractThe main idea of this work is the quality of education offered to lower and oppressed classes, and the problem raised is the following: is it possible for the State to offer quality education in the work perspective? This research is theoretical and based on the social theory of Marx and his followers, such as Lukacs, Mészáros, Lessa and Tonet. Its purpose is to verify the hypothesis of the existence, in a capitalist society, of a quality education for the oppressed. Though it is an ontological impossibility, it doesn’t eliminate the historical possibility of the accomplishment of this quality education by the working class. The hegemonic ideology of education disseminated by the class does not allow access to an education that has the emancipation of man as a goal. Instead, the school has as its objective the establishment of the workforce, and especially the transmission of ideology through which are set values, ideas and behaviors combined with the interests of the capital. The analysis of the quality of education for some theorists, for example, Lebanon, and Demo, with retaining the Marxist ontology, appears that for them citizenship represents the maximum horizon; in such, education is accompanied by various theoretical and pedagogical proposals — democracy, constructivism, methodological pluralism, distance education, science, textbook, curriculum and interdisciplinary work — which, are configured as an output to a democratic education and quality standards for "all".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectQualidade (Educação)pt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectEducation and Statept_BR
dc.subjectQuality (Education)pt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectWork and educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNeoliberalismo e educação de qualidade na perspectiva do trabalhopt_BR
dc.title.alternativeIs It possible for the state to offer quality education in the work Perspective?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objeto deste trabalho é a qualidade da educação oferecida às classes subalternas ou classes dominadas, e o problema levantado consiste no seguinte: é possível o Estado oferecer uma educação de qualidade na perspectiva do trabalho? A pesquisa, de caráter teórico, fundamenta-se na teoria social de Marx e seus seguidores, a exemplo de Lukács, Mészáros, Lessa e Tonet. Tem o propósito de verificar a hipótese da existência, na sociedade capitalista, de uma educação de qualidade para os dominados; embora ela seja uma impossibilidade ontológica, não se elimina a possibilidade histórica de sua efetivação pela classe trabalhadora. A ideologia hegemônica da educação escolar disseminada pelo Estado classista não permite o acesso a uma educação que tenha como horizonte a emancipação do homem. Ao contrário, a escola tem como função a formação da força de trabalho e, principalmente, a transmissão da ideologia em que são repassados valores, ideias e comportamentos consonantes com os interesses do capital. A análise da qualidade da educação em alguns teóricos, como, por exemplo, Libâneo e Demo, com arrimo na ontologia marxiana, permitiu constatar que para eles a cidadania representa o horizonte máximo; neste, a educação está acompanhada de diversas propostas teórico-pedagógicas — gestão democrática, construtivismo, pluralismo metodológico, educação a distância, ciência, livro didático, currículo e interdisciplinaridade —, que, por sua vez, configuram-se a saída para uma educação democrática e de qualidade para “todos”.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neoliberalismo e educação de qualidade na perspectiva do trabalho.pdf664.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.